Esta é a quinta seleção, em ordem alfabética (por autor) dos artigos e textos indicados no blog Prática da Pesquisa, durante o ano de 2014.
ABREU, Luiz Eduardo. Casos, Jurisprudência e monografias: as possibilidades do estudo de caso nas monografias em direito.
AGUIAR, Joana Guilares de; CORREIA, Paulo Rogério Miranda. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento.
ALENCAR, Anderson Fernandes de. Compartilhamento do conhecimento: desafios para a educação.
ALVAREZ, Aparecida Magali de Souza; PHILIPPI JR., Arlindo; ALVARENGA, Augusta Thereza de. O pensamento complexo e desafios aos processos investigativos.
ARRIAL, Luciana Roso de; CALLONI, Humberto. Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin.
ARTEAGA, Juan Manuel Sánchez. El lugar del mythos en la ciencia moderna: una crítica a la idea neopositivista de “progreso racional” en la historia de las revoluciones científicas.
BARROSO, Suellen Lopes. A leitura de uma reportagem de divulgação científica: a influência da multimodalidade e o uso de estratégias de leitura.
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões.
BREGLIA, Vera Lucia Alves. Graduação, formação e pesquisa: entre o discurso e as práticas.
CESAR, Constança Marconde. Habermas e a questão da técnica.
CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. O fenômeno da intertextualidade e o discurso científico.
DEMO, Pedro. Busca na Internet.
DIAS, Fernanda Goulart Ritti; SILVEIRA, Maria Inez Matoso Silveira. Reflexões acerca da leitura para estudo e leitura do texto científico na universidade.
DUTRA, Luiz Henrique de Araújo. O poder cognitivo da metáfora.
FERRARI NETO, José. Platão e Nietzsche: verdade e metáfora na linguagem.
FRAGOZO, Fernando Antonio Soares. O conceito existencial de ciência: Heidegger e a circularidade do conhecimento.
FRAGOZO, Fernando. O advento da tecnologia como crise da epistemologia: a necessidade de representar o estatuto da técnica no campo da comunicação.
GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A crise do conhecimento na pós-modernidade.
GONZAGA, Amarildo Menezes; SEGURA, Eduardo Alberto das Chagas; BRASIL, Osimar Magalhães Bezerra. A natureza das afirmações científicas e o cientificismo no ensino de ciências.
HENNING, Paula Corrêa; CHASSOT, Attico Inácio. A ciência e sua constituição na modernidade: possibilidades para pensar o presente.
MEDINA FILHO, Antonio Luiz de. Importância das imagens na metodologia de pesquisa em psicologia social.
MELO, Eduardo Gomes De; BAZZANELLA, Sandro Luiz; BIRKNER, Walter Marcos Knaesel. A interdisciplinaridade como postura científica e epistemológica diante dos desafios contemporâneos na formação do ser humano no século XXI.
MELO, Sílvia Mara de. As formações discursivas jurídicas: uma questão polêmica.
MERLUSSI, Pedro. Os problemas da indução e da dedução.
MOREIRA, Marco Antonio. Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino.
MOURA, Ana Maria Mielniczuk de. A interação entre artigos e patentes: um estudo cientométrico da comunicação científica e tecnológica em biotecnologia.
MUNHOZ, Angelica Vier; MIORANDO, Tania Micheline; SCHUCK, Rogerio Jose. Pesquisa, tecnologias e produção do conhecimento no ensino superior.
OLIVEIRA, Marcos Barbosa de. Formas de autonomia da ciência.
PELEGRINI, Djalma Ferreira. Sobre o conceito de paradigma no pensamento de Edgar Morin.
PEREIRA, Marcos Emanoel. O experimento na psicologia social: sobre a pesquisa experimental em um meio relativista.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica.
QUADROS, Marivete Bassetto de. A importância da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica na universidade.
RIBEIRO, Gerlaine Marinotte; CHAGAS, Ricardo de Lima; PINTO, Sabrine Lino. O renascimento cultural a partir da imprensa: o livro e sua nova dimensão no contexto social do século XV.
RODRIGUES, Luiz Oswaldo Carneiro. Publicar mais, ou melhor? O tamanduá olímpico.
SANTOS, Juliano Batista dos; FRAGOZO, Fernando Antonio Soares. Construção e desconstrução do conceito moderno de demarcação na filosofia da ciência.
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. Cidadania, conhecimento, ciência e educação cts: rumo a "novas" dimensões epistemológicas.
SOUZA, Juliana Alles de Camargo de. Texto e discurso no infográfico de Divulgação Científica Midiática (DCM).
WATTE, Cleidiana Watte; STRIEDER, Roque. Ciências e possibilidades de melhoria nas concepções de vida e convivência.
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