Reflexões acerca da leitura para estudo e leitura do texto científico na universidade

Tipo:
Artigo apresentado em congresso

Título:
Reflexões acerca da leitura para estudo e leitura do texto científico na universidade

Autores:
Fernanda Goulart Ritti Dias (Lattes)
Maria Inez Matoso Silveira (Lattes)

Resumo:
"O baixo nível de compreensão em leitura da grande maioria dos universitários é preocupante e tem levado diversos pesquisadores a avaliar e entender as dificuldades que esses alunos apresentam. O grande problema parece estar relacionado à não familiaridade desses alunos com alguns gêneros textuais exigidos na universidade, bem como o desconhecimento de estratégias para o estudo desses textos. Assim, os objetivos do presente artigo são apresentar resultados de alguns estudos que verificaram o nível de leitura em alunos universitários, definir o termo leitura para estudo, e demonstrar como esse tipo de leitura deve ser conduzido. Também, com base em Swales (1990), procuramos mostrar a importância do gênero artigo científico dentre os diferentes gêneros acadêmicos. Sabemos que o aluno se tornará um leitor autônomo e alcançará os níveis de compreensão de leitura desejados na universidade quando estiver familiarizado com as estratégias adequadas para a leitura que o referido gênero textual exige. "

Palavras chave:
Níveis de leitura. Leitura para estudo. Compreensão em leitura. Artigo científico.

Link para o texto completo:
http://epealufal.com.br/media/anais/98.pdf

Referência:
DIAS, Fernanda Goulart Ritti; SILVEIRA, Maria Inez Matoso SilveiraReflexões acerca da leitura para estudo e leitura do texto científico na universidade. In: VI EPEAL - ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS, Anais... Alagoas: Universidade Federal do Alagoas, 2011. Disponível em: <http://epealufal.com.br/media/anais/98.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014.

10 de junho de 2014

0 comentários: