Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Trivium - Estudos Interdisciplinares - ISSN 2176-4891
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Graduação, formação e pesquisa: entre o discurso e as práticas
Autores:
BREGLIA, Vera Lucia Alves (Lattes)
Resumo:
"O texto apresenta uma discussão sobre a relação entre ensino e pesquisa no processo formativo dos graduandos. O objetivo é identificar o conceito de formação gerado pelo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Trabalha com a hipótese de que a pesquisa pode ter uma função pedagógica no processo formativo dos graduandos. A metodologia utilizada para identificar o significado atribuído à formação contemplou a busca de pistas, de indicadores que possibilitassem entender o conceito de formação com o qual o PIBIC trabalha. Após o término da investigação, um dos resultados apontou que alguns professores estabelecem diferença entre o espaço da sala de aula e o espaço da pesquisa, indicativo que a graduação permanece como espaço de reprodução e não de produção de conhecimentos."
Palavras chave:
Graduação. Ensino e pesquisa. Iniciação Científica. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Link para o texto completo:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100002&lng=pt&nrm=iso
Referência:
Artigo publicado em revista científica
Trivium - Estudos Interdisciplinares - ISSN 2176-4891
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Graduação, formação e pesquisa: entre o discurso e as práticas
Autores:
BREGLIA, Vera Lucia Alves (Lattes)
Resumo:
"O texto apresenta uma discussão sobre a relação entre ensino e pesquisa no processo formativo dos graduandos. O objetivo é identificar o conceito de formação gerado pelo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Trabalha com a hipótese de que a pesquisa pode ter uma função pedagógica no processo formativo dos graduandos. A metodologia utilizada para identificar o significado atribuído à formação contemplou a busca de pistas, de indicadores que possibilitassem entender o conceito de formação com o qual o PIBIC trabalha. Após o término da investigação, um dos resultados apontou que alguns professores estabelecem diferença entre o espaço da sala de aula e o espaço da pesquisa, indicativo que a graduação permanece como espaço de reprodução e não de produção de conhecimentos."
Palavras chave:
Graduação. Ensino e pesquisa. Iniciação Científica. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
Link para o texto completo:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100002&lng=pt&nrm=iso
Referência:
BREGLIA, Vera Lucia Alves. Graduação, formação e pesquisa: entre o discurso e as práticas. Trivum, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, jun. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-48912013000100002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 22 jan. 2014.
0 comentários:
Postar um comentário