Gabarito para Monografia

O Gabarito para Monografia é um arquivo Microsoft Word previamente formatado nos padrões estabelecidos pela ABNT. Contém uma barra de ferramentas suplementar que facilita a realização do trabalho. A leitura integral das orientações contidas nesta página é necessária para a correta utilização do gabarito.

A utilização do gabarito é gratuita. Para utilizar você precisa:
1) Baixar o arquivo no seu computador - CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 
2) Ler integralmente as orientações abaixo. 

HABILITE AS MACROS (NECESSÁRIO PARA ATIVAR A BARRA DE FERRAMENTAS)

NO MICROSOFT WORD 2003: Antes de abrir o gabarito, abra o Word, clique em "Ferramentas", em seguida "Macro" e "Segurança". Selecione o "nível de segurança médio". Assim, quando o gabarito for ativado, o Word irá apresentar um "Aviso de Segurança" informando que o arquivo contém macros. Clique sempre em "Habilitar Macros".
NO MICROSOFT WORD 2007 e 2010: Na primeira vez que você abrir o arquivo aparecerá uma barra laranja de "aviso de segurança". Clique em "Habilitar Conteúdo", caso contrário a barra de ferramentas do gabarito não será ativada.

CONHEÇA A BARRA DE FERRAMENTAS

Ao abrir o arquivo "GabaritoMonografia2013v1.doc", uma barra de ferramentas suplementar deve aparecer na parte superior do Word. Nas versões 2007 e 2010 ela está na aba "suplementos".


Observe com atenção cada uma das funções da barra:
TEXTOS DE AJUDA: Conjunto de links que levam a este tutorial e a outros textos sobre a elaboração da monografia.


FORMULÁRIO DE DADOS: permite que sejam inseridas automaticamente informações nos elementos pré-textuais do trabalho, por exemplo, autor, título do trabalho, entre outras.
ATENÇÃO: Cada vez que você ativar o formulário será solicitado novamente o preenchimento de todos os campos. 

ESTILO TÍTULO NÍVEL 1: estilo utilizado para os títulos de seções primárias numeradas.
ESTILO TÍTULO NÍVEL 2: estilo utilizado para os títulos de seções secundárias numeradas.
ESTILO TÍTULO NÍVEL 3: estilo utilizado para os títulos de seções terciárias numeradas.
ESTILO TÍTULO NÍVEL 4: estilo utilizado para os títulos de seções quaternárias numeradas.
ATUALIZAR SUMÁRIO: atualiza automaticamente o SUMÁRIO.
ESTILO TEXTO: estilo utilizado para parágrafos de texto corrente.
ESTILO CITAÇÃO: estilo utilizado para parágrafos de citação direta com mais de três linhas.
ESTILO ALÍNEA: estilo utilizado para parágrafos de alíneas.
ESTILO REFERÊNCIA: estilo utilizado para parágrafos de referências.
COPIAR: recurso para copiar texto.
COLAR ESPECIAL: visualiza as opções colar especial. Recomenda-se o emprego do “texto não formatado” para manter a formatação padrão do gabarito.
INSERIR NOTA DE RODAPÉ: recurso para inserir notas de rodapé.
INSERIR QUEBRA DE SEÇÃO: para inserir quebras entre capítulos.
ORDENAR REFERÊNCIAS: recurso para aplicar automaticamente a ordem alfabética na lista de referências.

ESTRUTURA DO GABARITO

Considerando as orientações da NBR 14724, o gabarito apresenta a seguinte estrutura: 
a) CAPA: corresponde a primeira folha. Para trabalhos de maior vulto, deve ser confeccionada com material rijo. Não está incluída na contagem de páginas. 
b) FOLHA DE ROSTO: corresponde a página “1” do trabalho. Embora os elementos pré-textuais que vão da folha de rosto até o sumário sejam contados, as páginas correspondentes não devem ser numeradas. 
c) TERMO DE APROVAÇÃO: página “2” do gabarito. Utilizado normalmente em Monografias, Dissertações e Teses. 
ATENÇÃO: As informações correspondentes a CAPA, FOLHA DE ROSTO, TERMO DE APROVAÇÃO e DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE devem ser inseridas através do ícone FORMULÁRIO DE DADOS. Não tente inserir informações diretamente nestas páginas, pois isto pode comprometer a funcionalidade do formulário e de outros recursos do gabarito. 
d) AGRADECIMENTOS: página “3” do gabarito. Caracteriza-se como elemento optativo. 
ATENÇÃO: O texto presente nos AGRADECIMENTOS é meramente ilustrativo, portanto, deverá ser substituído. Normalmente os “agradecimentos”, assim como “epígrafes”, são utilizados em trabalhos de maior vulto (Monografias, Dissertações e Teses). Portanto, a seu critério, esta página poderá ser eliminada. 
e) RESUMO: página “4” do gabarito. Caracteriza-se como elemento obrigatório. 
f) ABSTRACT: página “5” do gabarito. É o resumo em língua estrangeira. Caracteriza-se como elemento obrigatório. 
g) LISTA DE ILUSTRAÇÕES: página “6” do gabarito. Caracteriza-se como elemento facultativo. 
h) LISTA DE TABELAS: página “7” do gabarito. Caracteriza-se como elemento facultativo. 
i) LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS: página “8” do gabarito. Caracteriza-se como elemento facultativo. 
j) SUMÁRIO: página “9” do gabarito. Este gabarito utiliza o recurso de “Sumário Automatizado”. Isto significa que, após o término do trabalho, basta clicar no ícone ATUALIZAR SUMÁRIO
ATENÇÃO: Para que o recurso de automação do sumário funcione é indispensável aplicar ESTILOS aos títulos dos capítulos e demais seções do trabalho através dos ícones de ESTILO TÍTULO. Para atribuir um ESTILO a um título basta escrever o texto do título e, com o cursor sobre o mesmo, clicar no ícone de título correspondente à seção do trabalho. Recomenda-se que não se subdivida um trabalho além das seções quaternárias. 
k) INTRODUÇÃO: Por ocasião da elaboração da introdução, nela serão apresentados o objeto, os objetivos e a metodologia empregada na pesquisa. Sugere-se o seguinte roteiro para a Introdução:
• um parágrafo para declinar o tema;
• um ou mais parágrafos para a delimitação do tema;
• um parágrafo para o objetivo geral;
• um ou mais parágrafos para os objetivos específicos;
• um parágrafo, por capítulo, para explicitar o que será tratado em cada capítulo;
• um ou dois parágrafos para declinar qual o método e qual ou quais as técnicas de pesquisa utilizadas;
• um ou mais parágrafos para observações sobre traduções e características que mereçam destaques na Introdução. 
l) CAPÍTULOS: Como já informado, recomenda-se que não se subdivida um trabalho além das seções quaternárias. Utilize os ícones de ESTILO TEXTO, ESTILO CITAÇÃO e ESTILO ALÍNEA para compor o texto.
ATENÇÃO: Não utilize PARÁGRAFOS EM BRANCO para criar espaços entre parágrafos. Os espaços entre linhas e entre parágrafos já estão configurados. Para textos explicativos, complementares ou para indicar fontes através do SISTEMA NUMÉRICO, insira notas de rodapé através do ícone INSERIR NOTA DE RODAPÉ.
m) CONSIDERAÇÕES FINAIS: Síntese pessoal e interpretada dos argumentos promovidos no corpo do trabalho. Deve apresentar de modo sucinto o cerne do assunto desenvolvido no corpo do trabalho. Por ocasião da elaboração da monografia, sugere-se o seguinte roteiro para a elaboração das considerações finais: 
• alguns parágrafos iniciais para considerações gerais sobre a monografia, como o grau de dificuldade encontrado para a pesquisa, o acesso à bibliografia, etc;
• parágrafos para respostas a cada uma das perguntas de pesquisa;
• parágrafos para comentar a confirmação ou negação das hipóteses e variáveis;
• dois ou três parágrafos para algumas recomendações sobre possíveis desdobramentos do tema e sugestões para continuidade da pesquisa. 
n) REFERÊNCIAS: As referências devem ser apresentadas em ORDEM ALFABÉTICA e conforme as orientações da NBR 6023. Consulte os “Modelos de Referências”. Para a apresentação adequada, atribua aos parágrafos de referências o ESTILO REFERÊNCIA.
o) APÊNDICES: Caracteriza-se como elemento optativo. São conteúdos realizados pelo autor e complementares ao trabalho. Ex: formulários empregados em entrevistas. 
p) ANEXOS: Caracteriza-se como elemento optativo. Adicione os anexos com muita ponderação. Acrescente somente quando o material seja considerado de difícil acesso. Observação sobre a numeração de páginas: Todas as folhas, a partir da folha de rosto, são contadas, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito. Esta configuração já está presente no gabarito. 

O gabarito está configurado para folhas “A4” com margem superior 3 cm, inferior com 2 cm, esquerda com 3 cm e direita 2 cm. Ao imprimir, confira se o padrão de papel da impressora é o mesmo do documento (A4). 
Espero que a utilização desta ferramenta seja útil. Recomendo que consulte periodicamente esta página para obter informações sobre futuras atualizações do gabarito.

COLABORE

Gostou do gabarito? Você pode colaborar com este trabalho da seguinte forma:
- Acompanhe as postagens periódicas do blog www.praticadapequisa.com.br e divulgue nas redes sociais;
- Inscreva-se no canal do Youtube www.youtube.com/praticadapesquisa
- Registre seu comentário no final desta página;
- Ao utilizar o gabarito, mantenha na lista de referências a indicação deste trabalho.
Muito Obrigado.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

11 comentários:

Unknown disse...

Ola Professor:

Acompanho seu Blog e muito tem me ajudado. Quero agradecer por dispender seu tempo para quem precisa de ajuda. Vou testar este novo recurso, pois estou precisando.
Obrigada

Fernanda disse...

Sensacional! Muito bom mesmo! Obrigada pela excelente ferramenta, Prof. Alejandro!

Gervásio disse...

Gostei muito e tenho a certeza que irá me ajudar. Gostaria de saber se não tem versão pro LibreOffice, afinal alguns (como eu) gostam de usá-lo

Alejandro Knaesel Arrabal disse...

Prezado Gervásio,
O gabarito para monografia foi desenvolvido considerando recursos e características do Microsoft Word. Uma versão para LibreOffice é uma ótima pedida, mas deve demorar um pouco para “sair do forno” ;)

Larissa disse...

Olá professor,
Para o meu trabalho preciso numerar as páginas de tabelas, figuras, etc com algarismos romanos, como eu poderia fazer isso utilizando o gabarito?
No nome da instituição eu preciso utilizar a imagem com o logo, teria como inserir imagem ao invés de texto?
Obrigada

Alejandro Knaesel Arrabal disse...

Olá Larissa,
Para modificar o padrão de numeração, você precisa entender como funciona a numeração de páginas do Word. Veja este post: http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/10/como-acrescento-paginacao-no-meu-tcc.html
Já em relação a inserir imagens nos elementos pré-textuais, você deve inserir “no braço” utilizando o recurso “inserir”, “imagem” disponível na barra padrão do Word. Complementarmente, recomendo consultar as orientações deste post http://www.praticadapesquisa.com.br/2013/10/padroes-de-arquivos-de-imagens-para.html
Espero ter ajudado. Cordialmente, Prof. Alejandro.

Anônimo disse...

Adorei o blog !!!! **

Jaison S. disse...

Parabéns, professor!

Sou seu fã. Admiro este trabalho e, também, suas aulas. Com toda certeza, quem ganha (mais), pela sua dedicação, somos nós, acadêmicos.

Unknown disse...

Muito obrigado professor!
Excelente ideia em um belo trabalho.

Denise Lemos disse...

Gostei muito do material e principalmente da ideia. Ótima iniciativa.

Allanna disse...

Obrigada professor Alejandro, a funcionalidade do arquivo com a formatação facilitou muito minha vida. Agradeço muito sua disponibilidade em providenciar uma ferramenta tão útil na construção da monografia.
Tenho uma dúvida em relação a explicação do formulário de dados. No arquivo disponibilizado não tem a Declaração de Responsabilidade, ela deve ser inserida pelo formulário de dados? Tentei fazê-lo, mas aparece apenas para a pagina do Termo de Aprovação, preciso fazer a quebra de página?