A leitura de uma reportagem de divulgação científica: a influência da multimodalidade e o uso de estratégias de leitura

Tipo:
Dissertação de Mestrado

Título:
A leitura de uma reportagem de divulgação científica: a influência da multimodalidade e o uso de estratégias de leitura

Autor:
BARROSO, Suellen Lopes

Resumo:
"Esta pesquisa inscreve-se na área da Linguística Aplicada, mais especificamente no ensino de Língua Materna, e foi motivada pela necessidade de entendermos como lemos e que recursos são usados na leitura de textos compostos pela linguagem verbal e não verbal, os chamados textos multimodais, bem como pela necessidade de entender como a presença de elementos visuais, como os infográficos influenciam a leitura. Dessa forma, investigamos a leitura de uma reportagem de divulgação científica acompanhada por um infográfico, buscando observar como alunos universitários leem e compreendem gêneros compostos pela linguagem verbal e não verbal, como agem, que estratégias de leitura usam, bem como de que maneira a presença do infográfico influencia a leitura. [...]"

Palavras-chave:
Leitura. Compreensão na Leitura.

Link para o texto completo:
http://www.ppgletras.ufv.br/wp-content/uploads/2012/02/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Suellen-Lopes-Barroso.pdf

Referência:
BARROSO, Suellen Lopes. A leitura de uma reportagem de divulgação científica: a influência da multimodalidade e o uso de estratégias de leitura. 2013. 213 f. Dissertação (Mestrado em Lestras). Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, 2013. Disponível em: <http://www.ppgletras.ufv.br/wp-content/uploads/2012/02/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Suellen-Lopes-Barroso.pdf>. Acesso em: 7 jun. 2014.

7 de junho de 2014

0 comentários: