Em um mesmo arquivo do Word você pode criar várias seções. Cada seção pode ter características distintas (tamanho do papel, margens, cabeçalho, rodapé, entre outras) como se fossem arquivos separados. Criando seções você poderá controlar a apresentação da numeração de páginas. Para exemplificar, siga rigorosamente um dos roteiros abaixo:
Para Word 2003:
1) Crie um documento em branco (Arquivo, Novo..., Documento em branco);
2) Vamos agora criar duas seções a partir desta única página do arquivo (Inserir, Quebra..., - Tipos de quebra de seção - Próxima página);
3) Note agora que uma nova página surgiu. Observe que, quando o cursor está na primeira página, na margem inferior esquerda da janela do Word aparece a seguinte informação “Pág 1 Seção 1 1/2”. Coloque o cursor na segunda página que surgiu e você verá “Pág 2 Seção 2 2/2”. Agora o documento tem duas seções;
4) O passo seguinte é “desvincular” os respectivos cabeçalhos. Para tanto, deixe o cursor na página 2 e “visualize o cabeçalho” (Exibir, Cabeçalho e Rodapé);
5) Agora o cursor do texto foi para o cabeçalho, envolto a um retângulo com linha tracejada. Na margem superior do retângulo aparece na esquerda “Cabeçalho -Seção2-” e na direita “Mesmo que a seção anterior”. Perceba então que esta informação indica que o conteúdo do cabeçalho da seção 2 é o mesmo que a seção 1. Precisamos mudar isto;
6) Perceba também que, ao surgir o retângulo pontilhado que indica a área do cabeçalho, também surgiu uma nova barra de ferramentas. Nesta barra, há um ícone que parece “acionado”. Este ícone ativa e desativa o vínculo com o cabeçalho anterior. Clique sobre ele para desativá-lo. Agora como os cabeçalhos das duas seções estão desvinculados, insira a numeração de página na seção 2 (Inserir, Números de páginas..., Posição: Início da página, Ok). Observe que o número 2 vai aparecer na página 2 e o número 1 não vai aparecer na página 1. Caso queira que a primeira página não seja contada, e a página 2 seja numerada como primeira, basta ir até a página dois e novamente acionar (Inserir, Números de páginas..., Posição: Início da página), ainda na janela de numeração, clique em “Formatar...”. Na janela de formatação, selecione “Iniciar em: 1”.
Para Word 2007 ou superior:
1) Crie um documento em branco (Arquivo, Novo, Documento em branco);
2) Vamos agora criar duas seções a partir desta única página do arquivo (Layout da Página, Quebras, - Quebras de Seção - Próxima Página);
3) Agora uma nova página surgiu juntamente com a nova seção;
4) O passo seguinte é “desvincular” os cabeçalhos de cada seção. Para tanto, deixe o cursor na página 2 e clique em (Inserir, Cabeçalho, Editar Cabeçalho);
5) Agora o cursor do texto foi para o cabeçalho, separado do texto por uma linha tracejada. Na esquerda desta linha aparece “Cabeçalho -Seção2-” e na direita “Mesmo que a seção anterior”. Perceba então que esta informação indica que o conteúdo do cabeçalho da seção 2 é o mesmo que a seção 1. Precisamos mudar isto;
6) Perceba também que, ao surgir a área do cabeçalho, também surgiu uma nova barra de ferramentas (Ferramentas de Cabeçalho e Rodapé). Nesta barra, há um ícone que parece “acionado” (Vincular ao Anterior). Este ícone ativa e desativa o vínculo com o cabeçalho anterior. Clique sobre ele para desativá-lo. Agora como os cabeçalhos das duas seções estão desvinculados, insira a numeração de página na seção 2 (Inserir, Número de página, Início da Página, Número sem formatação 3). Observe que o número 2 vai aparecer na página 2 e o número 1 não vai aparecer na página 1. Caso queira que a primeira página não seja contada, e a página 2 seja numerada como primeira, basta ir até a página dois e novamente acionar (Inserir, Número de página, Formatar número de Página). Na janela de formatação, selecione “Iniciar em: 1”.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
Foto: www.pixabay.com
19 comentários:
Otimo
O post foi de grande valia, nao sabia como colocar a numeração no documento completo sem que os numeros nao aparecessem nas paginas dos elementos pré-textuais. Muito obrigada!!!
Muito bom, achei outras dicas mas com essa consegui a formatação adequada.obrigada
resultado atingido!!!! obrigado por domar esse dragão! baita abraço!
Excelente post.Me auxiliou muito
Muito bom, até que enfim um post que funciona, bom mesmo, parabéns!
Posso usar essas informações na construção de um Artigo Cientifico? Digo na formatação de paginação?
Grande abraço
Montei a minha aula a partir destas informações. Sem comentários...
MUITO OBRIGADA!!!! Foi muito útil....e salvou o meu dia
MUITÍSSIMO OBRIGADO!!! Parabéns!
Muito obrigada pela explicação!! Parabéns!!
Vish!! Nem sabia fazer isso seção de word 2003 está perfeita... Obrigado doutor =)
Meus parabéns, este blog é ótimo!!! Auxilia muito na elaboração da monografia. Obrigada por compartilhar estas informações!
Ótimo tutorial! Ajudou-me muito! Obrigada!
Curti, obrigada!
Perfeito!
Quando entrei no blog, e nao vi exemplos com imagens pensei que era um daqueles tutoriais fracos, mas este passo a passo cumpre o que promete. Parabens!
Funcionou usando Office 2010
Muito bom o tópico, essas dúvidas sempre aparecem.
Olhei muitos outros antes, mas foi nesse que consegui fazer o que eu queria. Obrigada. Muito bem explicadinho.
muito boas as dicas...estou em fase de construção do meu TCC e está sendo muito útil. já indiquei a meus amigos. obrigada.
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