Existe um modelo para apresentação de errata?

Durante os preparativos para apresentação do TCC perante a banca, é comum encontrar algumas incorreções no texto: erros de digitação, formatação, citação, entre outros. E agora? Será que é possível entregar um novo exemplar corrigido na secretaria do curso antes da apresentação perante a banca?
Bom, normalmente esta não é uma opção permitida. Neste caso, a hipótese viável é preparar uma “errata”. A errata é um documento simples onde são indicadas as incorreções encontradas no trabalho, apontando o erro e indicando a forma correta. 
Segundo a NBR 14724 (2011, p. 7), trata-se de elemento opcional inserido logo após a folha de rosto. Apresentado em papel A4 avulso, deve conter a referência do trabalho e o texto da errata, conforme este modelo: 
Embora a ABNT mencione que a errata deve ser “[...] acrescida ao trabalho depois de impresso”, em alguns casos existe a possibilidade de correção direta no trabalho. Algumas instituições estabelecem regimentalmente a necessidade de entrega de um exemplar final, após apresentação do trabalho perante banca. Neste exemplar devem ser providenciadas as alterações e sugestões indicadas pelos avaliadores, bem como os ajustes dos erros que você identificou. 
Contudo, sugere-se que a errata seja entregue no dia da apresentação do trabalho à banca. Entregue uma via para cada avaliador antes de iniciar a apresentação do conteúdo. Ao iniciar sua fala, logo em seguida aos cumprimentos, informe que, durante a preparação da apresentação, encontrou algumas incorreções no trabalho e que, diante deste fato, formulou a errata cujo conteúdo corresponde aos ajustes que você pretende realizar para entrega da versão final. Atenção: não relate verbalmente o conteúdo da errata. Apenas entregue a via impressa e faça a breve observação destacada acima. Na sequência, siga com a apresentação normalmente.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

18 de junho de 2012

32 comentários:

Alexsandra Gomes disse...

Olá Prof. Alejandro td bem? Gostaria de saber se pode me ajudar.Tenho apresentação do meu TCC amanhã, dia 04/07/13. Minha orientadora informou que tenho que elaborar uma errata, pois ao invés de 3 profissionais entrevistados que deram a sua opinião, deveria ter digitado 2, porém com 3 entrevistas minha hipótese seria confirmada, já com 2, segundo ela, não é confirmada e nem negada. Não sei como posso fazer isso na errata, visto que a grande maioria dos erros são de digitação e o meu por causa de 1 entrevistador a mais deixou de confirmar minha hipótese. Sem falar em como irei colocar isso para a banca examinadora. Ajude-me por favor! Desde já agradeço!

praticadapesquisa disse...

Prezada Alexsandra. Neste caso, tente descrever na errata exatamente
o que ocorreu, de modo a demonstrar seu compromisso com a pesquisa,
independente de ter ou não confirmado a hipótese. Em toda pesquisa,
confirmar ou não as hipóteses são possibilidades admitidas. A principal questão é que você deve ter elementos
para demonstrar por que elas foram (ou não foram) confirmadas. Espero ter ajudado. Cordialmente, Prof. Alejandro.

Alexsandra Gomes disse...

Prof. Alejandro muito obrigada pela ajuda e orientação de forma clara, rápida e objetiva. Um forte abraço!! e muito sucesso!

Rah disse...

Boa noite Professor Alejandro! minha apresentação da monografia é na semana que vem, e constatei três gráficos errados no meu trabalho, ouve confusão na hora de imprimir, posso então fazer uma errata para ser entregue no dia da minha apresentação?? Esse erro implica na reprovação direta do meu trabalho?? vai influenciar na avaliação da banca?? desde já agradeço!

Rodrigo Pereira de Almeida disse...

Olá prof. amanhã, dia 05/11/13 apresento o meu TCC, e gostaria de saber como colocar na errata, que ocorreram erros de impressão, sendo que no arquivo digital está tudo correto. Na hora da impressão, está juntando algumas palavras sendo sempre na hora da citação, por exemplo onde deveria ter (SILVA et al., 2012) está (SILVAet al., 2012), o problema é que se eu for corrigir um vou ter que corrigir quase todas as citações feitas, e assim ficaria uma folha de errata enorme. O que fazer?

praticadapesquisa disse...

Prezado Rodrigo, a errata não precisa ser exatamente em
forma de tabela. Considerando que o seu caso é um problema de impressão
recorrente, recomendo que descreva exatamente isto. Ou seja, mencione que, em
razão de um problema de impressão recorrente, todas as citações apresentam erros
de espaçamento entre palavras, a exemplo da página ..., linha ..., onde se lê ...,
leia-se ...

Rodrigo Pereira de Almeida disse...

Fico grato pela orientação. Muito obrigado.

DDDea disse...

Olá,

Prof. Alejandro. Parabéns pelo seu site.

Gosto muito das suas charges e já utilizei várias. Mas, antigamente tinha uma observação para incluir a fonte, o que sempre fiz, e que as charges
estavam sob licença do Creative Commons.

Entretanto, as charges mais novas não têm mais esta informação. Gostaria de saber se ainda é possível utilizar as suas charges.

Obrigada,


Andréa

Juliana Dias Ferreira disse...

Bom dia professor, a apresentaão da minha sera segunda feira roxima, e preciso apresentar uma errata, nosso TCC apresenta umas análises dos de uns gráficos, ocorre que as análises ficaram imcompletas, o orientador sugeriu que completassemos a analise, minha dúvida é em relação a formatação da mesma, preciso fazer em forma de tabela, ou posso colocar em texto?

praticadapesquisa disse...

Olá Andréa,


Você pode continuar utilizar as charges sempre indicando a autoria e a fonte. Obrigado por divulgar o trabalho. Caso utilize em alguma publicação, lembre-se de mencionar o blog na lista de referências.



Abraços,
Alejandro

Juliana Carneiro Rocha disse...

Ola Prof;

Gostaria de saber como fazer uma errata quando o erro está no sumário, que faltou um ítem.

Att.
Juliana Rocha

praticadapesquisa disse...

Olá Juliana, considero o formato de tabela como uma entre outras formas possíveis de apresentação da errata. No seu caso, você pode apresentar algo alternativo, descrevendo os erros e indicando as respectivas páginas.

praticadapesquisa disse...

Olá Juliana,
Simplesmente descreva a falta do conteúdo e indique o local. Como a folha do sumário não é paginada, mencione que o erro está no "sumário". Cordialmente, Alejandro.

Brunno César disse...

olá, as linhas que não são escritas entre um assunto e outro também são contadas?

Suelen Rodrigues disse...

Ola gostaria de saber como entregar a errata, é só ela tenho que fazer capa folha de rosto ?

praticadapesquisa disse...

Prezada Suelen, é só a errata mesmo.

Hélem Campos disse...

Como seria uma errata de formatação ?

Grasiele disse...

Olá professor;


Apresento minha monografia semana que vem, gostaria de saber como fazer a Errata das referências utilizo esse mesmo modelo que tem no blog?

praticadapesquisa disse...

Olá Grasiele, você pode utilizar o mesmo modelo sim para indicar erros nas referências. Lembre-se que a errata não precisa seguir rigorosamente o modelo. Em algumas situações é mais adequado descrever o erro e em seguida explicar a forma correta.

praticadapesquisa disse...

Olá Hélem, você pode fazer uma errata onde conste exatamente esta observações, ou seja, que o alinhamento das referências está de uma forma e deveria ser de outra, assim como deveria constar a indicação dos anexos no sumário.

praticadapesquisa disse...

Olá Bruno, creio que você se refere aos
espaços em branco entra as linhas do texto. Bom, quando se menciona numericamente
às linhas (como é o caso deste modelo de errata), conta-se as linhas do texto,
sem considerar os espaços em branco.

Grasiele disse...

Professor, no caso se eu coloquei as referencias mas no meu trabalho não constarem e eu precisar tirar como eu vou colocar na errata??? teve uma referencia que esqueci de anotar como faço para colocar na errata que faltou esta referencia???

Abdo Sarkis disse...

ola, gostaria de saber se posso acrescentar um paragrafo inteiro na errata ..e se posso incluir referencias q foram esquecidas de colocar no trabalho. são umas 20 referencias.

Matheus disse...

Olá professor.


Foi utilizado alguns parágrafos e uma figura de minha autoria (um fluxograma) na fundamentação teórica do tc. Descobri que não devo utilizar nada sem citação na fundamentação teórica. Devo apresentar uma errata desconsiderando estes paragrafos e a imagem ? Qual seria a forma mais adequada de escrever essa errata.


Parabéns pelo blog.... além de muito legal, serve de auxilio para muitos e muitos alunos !!!! Obrigado !!! =)

Kelly disse...

Boa noite professor! Irei apresentar minha monografia, dia 17/12 ( terça-feira),. Estou precisando fazer uma errata, mas não sei como. O meu erro professor, é que modifiquei um dos objetivos específicos, e esqueci de modificar lá na introdução. O que devo fazer professor? me ajude por favor!

vanusa Lima disse...

Olá, estuo a preparar a minha apresentação do TFC, só que não consegui enumerar os anexos com numeros romanos, posso fazer referênciaa este fato na errata?

Vanessa disse...

Olá prof. estou desesperada imprimi meu tcc, sem quatro folhas do referencial teórico. Tem o que fazer neste caso?

Carolina disse...

Olá, entreguei meu tcc ontem e semana que vem irei apresentá-lo. Verifiquei que há um erro de impressão com duas palavras unidas. Como procedo?

Joana Guerreiro disse...

Olá Professor. Na elaboração de uma errata de um relatório final deparei-me com duas dificuldades:
1ª cometi um erro de cálculos que implica que, ao longo do trabalho, cada vez que digo "valor igual a vinte e nove" na verdade seja "valor igual a catorze".
2ª não eliminei uma referência na bibliografia que não foi referida em nenhuma parte do trabalho.
Como devo reportar cada um das situações?

Idelson Oliveira disse...

Ola irei apresentar meu TCC quarta dia 13/08 e queria saber se posso fazer errata para incluir uma citação que deixei passar, onde não tem queria inserir ou seja não é uma correção. O que devo fazer, posso usar a errata?

Vinicius disse...

Boa noite Professor, sou aluno do curso de diretio e tive um grande problema... Fiquei muito nervoso já no dia de realizar o depósito da monografia para banca e quando fui sair de casa para fazer a impressão, levei o arquivo errado que estava com uma versão de uns 10 dias atrás... nesse caso, como devo proceder, existe uma errata para o documento entregue? A monografia foi sem a impressão das referências bibliográficas e sem alguns parágrafos.. Eu estava utilizando como base da parte inicial um modelo que toda turma usou mas na impressão que entreguei esta com os textos errados, não é a minha dedicatória... nossa eu acho que vou morrer!!! minha banca é agora em 5 de novembro. Eu tinha o trabalho todo prontinho no dia final da entrega mas o que entreguei esta ridículo, o que fazer Professor???

Rusimar Pedro disse...

Por favor, preciso de ajuda (urgência). Defendo meu TCC nessa sexta, mas percebi que um dos meus gráficos está errado. Há como fazer uma errata de um gráfico? Como eu o faço? Por favor, me ajude!