Como fazer bons mapas conceituais?

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
ISSN 1806-5104

(Consulte Qualis aqui)

Título:
Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento

Autores:
AGUIAR, Joana Guilares de (Lattes)
CORREIA, Paulo Rogério Miranda (Lattes)

Resumo:
"Os mapas conceituais (MCs) são organizadores gráficos que representam o conhecimento e facilitam a aprendizagem significativa. O sucesso dos MCs em sala de aula depende do entendimento dos fundamentos teóricos relacionados à técnica. Apresentamos quatro parâmetros de referência que ajudam a relacionar teoria e prática. Três atividades foram desenvolvidas a partir deles, visando o treinamento de usuários iniciantes. Dois MCs são apresentados para destacar o papel dos parâmetros de referência na avaliação da proficiência dos alunos na elaboração de MCs."

Palavras chave:
Aprendizagem significativa. Mapas conceituais. Modelos mentais. Treinamento. Proficiência.

Link para o texto completo:
http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/548/343

Referência:
AGUIAR, Joana Guilares de; CORREIA, Paulo Rogério Miranda.. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências,  São Paulo, v.13, n.2, p. 141-157, 2013. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/548/343>. Acesso em: 12 maio. 2014.

13 de maio de 2014

0 comentários: