[Tese] A interação entre artigos e patentes: um estudo cientométrico da comunicação científica e tecnológica em biotecnologia

Tipo:
Tese de Doutorado

Título:
A interação entre artigos e patentes: um estudo cientométrico da comunicação científica e tecnológica em biotecnologia

Autora:
MOURA, Ana Maria Mielniczuk de

Resumo:
"[...] A Biotecnologia no Brasil caracteriza-se por apresentar uma forte interação entre Ciência e Tecnologia, o que significa que os inventores transitam entre as duas esferas e produzem tanto publicações científicas como tecnológicas, principalmente no âmbito da universidade. Os resultados mostram que no ranking da produção científica, lideram as universidades públicas (federais e estaduais) e instituições de pesquisa. Observou-se que há intensa colaboração entre estes dois tipos de instituições, com a formação de clusters com laços fortes, não acontecendo colaboração destas com empresas, de forma efetiva. No ranking da produção tecnológica, as empresas depositantes não figuram entre os primeiros lugares, ficando estes ainda ocupados pelas universidades, instituições de pesquisa e de fomento. Muitos depositantes e inventores encontram-se isolados nas análises de redes sociais, confirmando a predominância de redes diádicas ou a falta de formação de redes de co-autoria de patentes na área da Biotecnologia. Encontra-se um núcleo de preferência para a co-autoria em artigos situado entre 3 e 7 autores. Em patentes, os co-ativos demonstram a preferência pela produção individual ou em pequenas equipes. Os autores e instituições coativas que mais possuem patentes são também aqueles que mais publicam artigos, apresentando uma relação entre produção de artigos e patentes. [...]"

Palavras-chave:
Cientometria. Co-atividade. Co-autoria. Co-invenção. Coclassificação. Artigo. Patente. Interação C&T.

Link para o texto completo:
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18561/000715088.pdf

Referência:
MOURA, Ana Maria Mielniczuk de. A interação entre artigos e patentes: um estudo cientométrico da comunicação científica e tecnológica em biotecnologia. 2009. 269 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), Porto Alegre, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18561/000715088.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2014.

29 de novembro de 2014

0 comentários: