[Artigo] Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
ISSN 1981-6278
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica
Autor:
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro (Lattes)
Resumo:
"Abordagem conceitual de acesso livre à informação científica e de ciência aberta, e análise das implicações desses dois fenômenos na comunicação científica. São enfatizados os benefícios tanto para cientistas e pesquisadores quanto para usuários de modo geral. No caso dos primeiros, expressos pela autonomia frente aos editores, mais visibilidade à sua produção científica e aumento de citações de suas pesquisas. Para a comunidade científica, na forma de amplo acesso à literatura da ciência e tecnologia, sem custos ou restrições. A terminologia estudada abrange, além dos dois termos centrais – via verde e via dourada – auto arquivamento, dados científicos, curadoria digital, publicações ampliadas, entre outros. No plano político, são mencionados alguns manifestos internacionais e o brasileiro, do Ibict, cujas ações de apoio e estímulo ao acesso livre à informação científica são descritas e configuradas como espaços de discussão e de produção de pesquisa sobre essas questões. No novo paradigma, os limites ou fronteiras entre o conhecimento gerado na área de ciência e tecnologia e aqueles que precisam desse saber construído em pesquisas são ultrapassados e se tornam ilimitados."
Palavras-chave:
Acesso livre. Informação científica. Ciência aberta. Comunicação científica. Políticas de informação. Curadoria digital.
Referência:
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica. RECIIS. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 8, p. 153-165, 2014. Disponível em: <http://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/viewFile/946/1793>. Acesso em: 29 dez. 2014.

30 de dezembro de 2014

0 comentários: