A natureza das afirmações científicas e o cientificismo no ensino de ciências

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista ARETÉ
ISSN 1984-7505
(Consulte Qualis aqui)

Título:
A natureza das afirmações científicas e o cientificismo no ensino de ciências

Autores:
GONZAGA, Amarildo Menezes (Lattes)
SEGURA, Eduardo Alberto das Chagas (Lattes)
BRASIL, Osimar Magalhães Bezerra (Lattes)

Resumo:
"Trata do sentido à natureza das afirmações científicas e seus reflexos concernentes ao cientificismo, especificamente no que tange ao ensino de ciências. Sustenta o princípio de que os diversos conhecimentos transmitidos decorrem de pesquisas ressignificadas nos mais diferentes ambientes de aprendizagem. No primeiro momento, enfatiza a importância da Filosofia da Ciência como disciplina imprescindível nas reflexões do ensino de ciências, e seus reflexos na compreensão da natureza dos conceitos científicos no ensino de Física, de Química, de Biologia e das Ciências Naturais, com o intuito de evidenciar as matizes do Empirismo, do Realismo, do Construtivismo Social, da Análise e do Reducionismo no processo de construção do conhecimento científico. No segundo momento, são tecidas críticas ao cientificismo, na condição de implicações para o ensino de ciências."

Palavras-chave:
Afirmações Científicas. Cientificismo. Ensino de Ciências.

Link para o texto completo:
http://www.revistas.uea.edu.br/download/revistas/arete/vol.4/arete_v4_n06-2011-01.pdf

Referência:
GONZAGA, Amarildo Menezes; SEGURA, Eduardo Alberto das Chagas; BRASIL, Osimar Magalhães Bezerra. A natureza das afirmações científicas e o cientificismo no ensino de ciências. Revista ARETÉ, Manaus, v. 4, n. 6, p. 1-8, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.uea.edu.br/download/revistas/arete/vol.4/arete_v4_n06-2011-01.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2014.

27 de junho de 2014

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