Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad
ISSN 1850-0013
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Cidadania, conhecimento, ciência e educação cts: rumo a "novas" dimensões epistemológicas
Autores:
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos
Resumo:
"Numa sociedade que se baseia, cada vez mais, no uso intensivo do conhecimento e num tempo em que os discursos da pós-modernidade se centram na desconstrução da cidadania liberal e potenciam a construção de 'novas' dimensões da cidadania, está a emergir uma nova matriz social e tecnológica da ciência, em ruptura com o paradigma positivista em que se tem apoiado a ciência e a cidadania modernas. Quando a tecnociência se tornou objecto de conflito social e de debate político e quando 'civilizar' a ciência e 'cientifizar' a cidadania são condições para potenciar uma ciência menos arrogante e uma cidadania mais democrática, a educação CTS emerge como uma esperança. A construção de uma cidadania cultural, crítica e activa requer, como estratégia epistemológica, conceptualizações e racionalidades CTS que, face a uma potente força cognitiva - a solidariedade de saberes, reposiciona o ser através do saber."
Palavras chave: Sociedade do conhecimento. “Civilizar” a ciência. “Cientifizar” a cidadania. Educação CTS .
Link para o texto completo:
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92420606
Referência:
Artigo publicado em revista científica
Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad
ISSN 1850-0013
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Cidadania, conhecimento, ciência e educação cts: rumo a "novas" dimensões epistemológicas
Autores:
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos
Resumo:
"Numa sociedade que se baseia, cada vez mais, no uso intensivo do conhecimento e num tempo em que os discursos da pós-modernidade se centram na desconstrução da cidadania liberal e potenciam a construção de 'novas' dimensões da cidadania, está a emergir uma nova matriz social e tecnológica da ciência, em ruptura com o paradigma positivista em que se tem apoiado a ciência e a cidadania modernas. Quando a tecnociência se tornou objecto de conflito social e de debate político e quando 'civilizar' a ciência e 'cientifizar' a cidadania são condições para potenciar uma ciência menos arrogante e uma cidadania mais democrática, a educação CTS emerge como uma esperança. A construção de uma cidadania cultural, crítica e activa requer, como estratégia epistemológica, conceptualizações e racionalidades CTS que, face a uma potente força cognitiva - a solidariedade de saberes, reposiciona o ser através do saber."
Palavras chave: Sociedade do conhecimento. “Civilizar” a ciência. “Cientifizar” a cidadania. Educação CTS .
Link para o texto completo:
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92420606
Referência:
SANTOS, Maria Eduarda Vaz Moniz dos. Cidadania, conhecimento, ciência e educação cts: rumo a "novas" dimensões epistemológicas. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, Lisboa, v.2, n.6, p. 137-157, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92420606>. Acesso em: 7 maio. 2014.
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