A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação
ISSN 1808-2599
(Consulte Qualis aqui)
Título:
A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões
Autor:
BRAGA, José Luiz (Lattes)
Resumo:
"O texto toma como eixo a questão prática de como fornecer, na realidade atual dos programas de pós-graduação em Comunicação, apoio para o encaminhamento metodológico adequado de teses e dissertações. Assume que pesquisas empíricas são um processo formativo essencial para mestrandos e doutorandos. Considerando a ineficácia da adoção de regras metodológicas apriorísticas e rígidas e a grande variedade de ângulos teóricos e de tipos de objeto na área, propõe perspectivas básicas e transversais para cuidados metodológicos, adequados à diversidade de pesquisas qualitativas. Observa que o abandono das regras apriorísticas torna a tomada refletida de decisões um elemento central do encaminhamento metodológico. O artigo oferece reflexões sobre três elementos da pesquisa: problematização, fundamentação teórica e observação empírica. Trata finalmente das objeções como processo central no avanço do conhecimento."
Palavras-chave:
Pesquisa em Comunicação. Metodologias. Currículo. Fundamentação teórica. Observação Sistemática. Objeções.
Referência:
BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões, Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v.14, n.1, p. 1-33, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/665/503>. Acesso em: 12 ago. 2014.

12 de agosto de 2014

0 comentários: