Apresentação de trabalho acadêmico perante banca

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

Nestes apontamentos descrevo algumas orientações para a apresentação de trabalho acadêmico (monografia, dissertação e tese) perante banca examinadora.

Prepare o conteúdo da apresentação: por mais que você conheça o conteúdo do seu trabalho e tenha segurança em comunicar-se em público, é necessário planejar a apresentação. Ela deverá respeitar o tempo de duração estabelecido pela instituição. O preparo para a apresentação demanda esforço na elaboração de um material adicional à monografia que servirá como “base” ou “roteiro”.

Ansiedade e nervosismo: Encare o nervosismo e a ansiedade como uma condição natural. Mesmo o mais experiente palestrante fica nervoso ao ser submetido à uma avaliação. Caso ocorra algum erro durante a apresentação, não peça desculpas. Errar é humano.

Respeite suas qualidades: Não existe um “estereótipo ideal” para comunicação. Todos têm características que podem ser exploradas como qualidades. Por exemplo, pessoas com voz retumbante podem sustentar argumentos com impostação vigorosa; já pessoas com voz baixa podem sustentar seus argumentos com impostação envolvente e reflexiva.

Conheça o local: Recomendo que, sendo possível, visite dias antes o local (sala) onde será realizada a apresentação, mesmo que já seja conhecida. Avalie as condições de espaço e recursos disponíveis.

Público alvo: mesmo que a sua apresentação seja assistida por várias pessoas, o seu público alvo é a banca. Sua fala deve ser dirigida especialmente aos avaliadores.

Sequência para a apresentação: recomendo considerar a seguinte sequência para a apresentação: a) Cumprimente a banca e aos presentes: seja cortês no início, mas registre agradecimentos (se desejar) apenas quando concluída a apresentação, do contrário, o tempo empregado para cumprimentar e agradecer pode comprometer o tempo total disponível; b) Entrega de material adicional e/ou errata: na sequência, você pode entregar aos membros da banca um material complementar (um roteiro da apresentação, por exemplo) e/ou uma errata. Na errata são registradas possíveis incorreções da monografia e seus respectivos ajustes. Mas atenção, a errata deve apenas ser entregue. Não mencione verbalmente os erros identificados, nem tão pouco, explique as respectivas correções. Apenas entregue a errata e diga algo como “...ao realizar os estudos e preparativos para esta apresentação foram identificadas algumas incorreções no texto da monografia que, por meio desta errata, consideram-se supridas...”; c) Introdução: na sequência, dedique os minutos iniciais para explicitar claramente o objeto, os objetivos, a estrutura adotada no trabalho e outras questões metodológicas de relevo; d) Conteúdo: evidencie os aspectos de destaque de todo o trabalho. Não há dúvida que, para tanto, você vai exercitar seu poder de síntese. Não deixe de descrever conteúdos de cada capítulo, pois, do contrário, você poderá ser questionado sobre a importância do capítulo não abordado; e) Conclusão: recomenda-se retomar o problema e as hipóteses de pesquisa, a fim de explicar, a partir dos estudos realizados, se as mesmas foram ou não confirmadas.
Postura e vestimenta: também em relação à postura e vestimenta não há uma regra absoluta. Procure não utilizar roupas ou empregar gestos exagerados ou inadequados, de modo que possam chamar mais a atenção do que o conteúdo apresentado.

Leitura ou apresentação livre: na apresentação há possibilidade de utilizar inúmeros recursos e técnicas. A leitura de um "texto base" de forma integral ou tópica pode ser um delas. Contudo, esta prática na apresentação deve fluir com muita naturalidade. O olhar deve desprender-se do texto e o ritmo e dicção devem ser envolventes. Na apresentação livre, realizada sem apoio textual direto, é preciso cuidado na distribuição adequada do tempo. Não são raras as situações onde o apego aos detalhes do assunto e explicações prolongadas de partes do trabalho prejudicam a apresentação.

Utilização recursos audiovisuais: o fato de utilizar projeção de texto e imagens, em si, não é um aspecto positivo para a avaliação. O uso inadequado de slides pode ser um desastre. Na comunicação do trabalho, a conjugação harmoniosa de som (fala) e imagem (slides) pode contribuir muito para o entendimento do assunto. O texto e/ou imagens apresentadas devem primar pela objetividade e sistematização, de modo a SOMAR à sua fala e não se SOBREPOR. Lembre-se que recursos audiovisuais devem ser encarados como COMPLEMENTARES e não autossuficientes.
Proponho a você o seguinte teste: peça para um amigo ver os slides da sua apresentação, mas não explique o conteúdo a ele. Ao final, pergunte se ele entendeu todo o assunto. Se a resposta for sim, sua apresentação corre o risco de ser um desastre. Caso a resposta seja contrária ou seu amigo diga que entendeu a ordem, mas não o conteúdo totalmente, há grande chance de êxito.
Esta orientação parece estranha? Explico. Um bom conjunto de slides não pode ser autossuficiente, ou seja, as pessoas que o virem não podem entender o conteúdo sem que você explique. Este é o sentido da SOMA. Conteúdos autossuficientes SOBREPÕEM. Na sobreposição, ou a banca lhe ouve ou a banca lê o slide. Entendeu?

Três recomendações finais:
Utilidade: todo o recurso empregado na apresentação deve ser explorado de forma a somar e não sobrepor ou dispersar.
Ponderação: excessos na apresentação são prejudiciais.
Precaução: esteja preparado para apresentar o trabalho, independente de eventuais adversidades (falta de energia elétrica, falha no computador, dentre outros). Tenha em mãos o material da apresentação em, pelo menos, duas mídias distintas (CD, pendrive) e também impresso. Traga também a via impressa da sua monografia na íntegra. Você pode ser questionado pela banca sobre pontos específicos do trabalho e a via impressa permitirá a consulta.

Veja também:
Para falar bem: http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/09/para-falar-bem.html

Assista ao vídeo:


Gostou deste conteúdo? Divulgue nas redes sociais ou deixe seu comentário no post.

26 de setembro de 2010

14 comentários:

Andreiamenezesdantas disse...

Excelentes orientações! 
Obrigada!

Luciano Barbosa disse...

Muito obrigado pelas orientações.

Milena Amaral disse...

Gostei e recomendo para amigos. Parabéns.

Reginaldo Soares disse...

Obrigado pelas orientações!

liz disse...

me clareou as ideias....ufa ufa

Alcides Lima disse...

Para mim que estou as vésperas de uma apresetação, agora fiquei mais seguro. Ufa!!!!!

Gabriella disse...

Amanha é minha apresentação. E essas dicas me deixaram mais tranquila. Obrigada!

Francisco disse...

Gostei me deu mais segurança para minha apresentação amanhã!

Cristina disse...

Adorei a dica! Farei o teste do slide.

Merenice Sanchez Machado Macha disse...

Gostei muito e, acreditem, minha apresentação será amanhã, estou mais tranquila.

suzi disse...

Foi muito boa as dicas...Apresentei meu TCC dia 11 de maio, fiquei com a boca seca, bebi um gole dágua, e sem querer disse: "Não estava preparada para ficar nervosa" rsrs...e no final ganhei um comentário:"excelente apresentação"

Joélia Nascimento disse...

Ótimas dicas! Me ajudaram muito!

Iury Chieregatto disse...

Olha, minha banca intermediária é no final de setembro! Nunca me vi tão tenso e preocupado. Pela primeira vez tenho receio de falhar ao apresentar um trabalho. Mas obrigado ao blog, que está sendo de muita ajuda. =)
#arquitetura&urbanismo

Thayane disse...

minha apresentação de tcc esta longe, agora sei que posso me preparar melhor!!!muito legal!!!!