O renascimento cultural a partir da imprensa: o livro e sua nova dimensão no contexto social do século XV

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Akropólis
ISSN 1982-1093
(Consulte Qualis aqui)

Título:
O renascimento cultural a partir da imprensa: o livro e sua nova dimensão no contexto social do século XV

Autores:
RIBEIRO, Gerlaine Marinotte
CHAGAS, Ricardo de Lima
PINTO, Sabrine Lino

Resumo:
"O objetivo deste trabalho é mostrar as transformações culturais ocorridas na Europa do século XV, a partir da invenção da imprensa de Gutenberg, ou seja, o que o novo invento ofereceu em termos de "renascimento” sócio-cultural com o advento do livro impresso. Apresenta, também, a transição da produção dos manuscritos para a cultura dos impressos. Este novo tipo de produção possibilitou uma tiragem maior de exemplares, favorecendo o barateamento do livro e, conseqüentemente, uma maior disseminação da informação. Esta liberdade de acesso favoreceu o advento da ciência em detrimento da fé da Igreja, possibilitando liberdade de pensamento às novas classes sociais que emergem no cenário renascentista europeu no século XV."

Palavras-chave:
Renascimento cultural. Manuscritos. Livros impressos. Liberdade de acesso. Liberdade de pensamento. Invenção da imprensa. Johanes Gensfl eisch von Gutenberg.

Link para o texto completo:
http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/1413/1236

Referência:
RIBEIRO, Gerlaine Marinotte; CHAGAS, Ricardo de Lima; PINTO, Sabrine Lino. O renascimento cultural a partir da imprensa: o livro e sua nova dimensão no contexto social do século XV. Akropólis,Umuarama, v. 15, n. 1 e 2, p. 29-36, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://revistas.unipar.br/akropolis/article/viewFile/1413/1236>. Acesso em: 18 jun. 2014.

19 de junho de 2014

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