Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
REDSIS - Revista Didática Sistêmica
ISSN 1809-3108
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin
Autores:
ARRIAL, Luciana Roso de (Lattes)
CALLONI, Humberto (Lattes)
Resumo:
"Este artigo é o resultado parcial da investigação acerca do entendimento da noção de método atribuída ao filósofo francês Edgar Morin, principalmente em sua obra O Método1: A natureza da Natureza. Com esse estudo inacabado pretendemos suscitar questões e acolher para o debate contribuições para o fiel entendimento do conceito de método proposto pelo filósofo em inúmeras obras, conferências, artigos e, naturalmente, no conjunto de O Método. Trata-se de perceber a noção de método como um conceito presidido pelo paradigma da complexidade, isto é, como um conceito que se traduz pelas experiências entre o vivido e o refletido, entre o sujeito investigador e o objeto investigado numa proposta de interações recíprocas autoconstituintes entre a descoberta (teoria) e o caminho da descoberta (método) do conhecimento ou, se quisermos, do novo, do inédito, do inusitado. Assim, caminho, caminhar e caminhante constituem-se em uma unidade compreensiva lógica e dialogicamente como metáforas evocativas do sentido que o método é compreendido pela complexidade e para o qual concorre, igualmente, a compreensão do conceito de teoria."
Palavras-chave:
Método. Teoria. Complexidade. Edgar Morin.
Referência:
ARRIAL, Luciana Roso de; CALLONI, Humberto. Estudos pontuais sobre o conceito de método e teoria no paradigma da complexidade de Edgar Morin. REDSIS - Revista Didática Sistêmica, v. 11, p. 50-63, 2010. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/redsis/article/view/1661>. Acesso em: 17 set. 2014.

18 de setembro de 2014

0 comentários: