[Artigo] Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia
ISSN 1982-873X
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Título:
Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino
Autor:
MOREIRA, Marco Antonio (Lattes)
Resumo:
"A modelagem é um componente essencial da construção científica e da construção cognitiva. Tudo é construção. Na ciência construímos conceitos, modelos, teorias. No funcionamento cognitivo, o primeiro passo para dar conta de uma situação nova é construir, na memória de trabalho, um modelo mental dessa situação. Esses modelos quase sempre implicam algum nível de modelagem matemática. Então, a modelagem deveria ser um componente importante do ensino de ciências e matemática. Mas não é assim. A modelagem é, geralmente, ignorada. No ensino de ciências, por exemplo, não se transmite a ideia de ciência como construção humana, e muito menos os conceitos de modelo e modelagem. Este trabalho busca chamar atenção, principalmente de professores de ciências e matemática, sobre a importância da modelagem, e seus aspectos epistemológicos, no ensino. Para isso faz-se uso de um instrumento heurístico, o Vê epistemológico de Gowin."
Palavras-chave:
Modelos Científicos. Modelos Mentais. Modelagem Computacional. Modelagem Matemática. Ensino de Ciências e Matemática.
Referência:
MOREIRA, Marco Antonio. Modelos científicos, modelos mentais, modelagem computacional e modelagem matemática: aspectos epistemológicos e implicações para o ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 2, maio/ago.2014. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/2037/1267>. Acesso em: 12 dez. 2014.

12 de dezembro de 2014

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