Comportamento perante a banca do TCC e respostas para “questionamentos constrangedores”

A Shara de Goiás colaborou com o blog encaminhando esta pergunta: 
“Como devo me comportar na banca do TCC? Devo me dirigir ao público ou aos avaliadores? Qual a melhor forma de deixar a apresentação perfeita a fim de evitar questionamentos constrangedores dos avaliadores?” 
Prezada Shara, o comportamento perante a banca deve ser polido, mas sem exageros formais (ou informais). É preciso valorizar o momento e você pode fazer isso, começando pela postura e traje. Contudo, não há um estereótipo único para a apresentação. Acredito que a melhor recomendação é: explore suas potencialidades. "Seja você" em tudo que tem de bom para comunicar suas ideias. Por exemplo, para falar em público, muitos acreditam que é preciso marcar o tom e ritmo de voz com firmeza e vigor. Isto não é necessariamente verdade. Já tive a oportunidade de participar de banca onde o avaliado tinha pouco volume de voz, mas trabalhou isso a seu favor. Empregou com suavidade o ritmo, a postura e tom de voz, o que contribuiu muito para a compreensão dos argumentos apresentados. 
Com exceção do início, quando é recomendável cumprimentar a todos os presentes, durante 99% da apresentação seu olhar e discurso devem ser dirigidos à banca. Caso você utilize algum recurso visual (Cartazes, Slides, entre outros), permaneça em uma área da sala que permita olhar e indicar os conteúdos visuais, sem dar as costas à banca. 
Para realizar uma ótima apresentação é preciso preparo e treino. No final deste post indico alguns conteúdos que podem ajudar neste processo. 
Certa vez, ouvi um colega de banca dizer ao aluno no final da apresentação o seguinte: “após ter pesquisado durante meses para fazer o TCC, neste momento e nesta sala, a pessoa que mais conhece o assunto é você”. É claro que, indiretamente, ele já estava dizendo que o aluno foi muito bem. Concordei com ele e concordo até hoje. Normalmente, quando o aluno escolhe um tema de seu interesse e desenvolve a pesquisa com dedicação, o resultado não é outro. 
Sobre a possibilidade de “questionamentos constrangedores”, considere o seguinte: se o trabalho foi adequadamente delimitado, cabe a você responder todas as perguntas que tenham relação com o conteúdo abordado. Neste caso, não tenho dúvida que você terá condições de respondê-las.
Observe este exemplo: imagine que o seu trabalho é especificamente sobre uma comunidade indígena da Amazônia e todas as perguntas foram pontualmente sobre este assunto. Maravilha ;) Mas, vamos considerar que o professor resolveu fazer uma pergunta sobre os índios Cheroquis que, até o século XVI, viviam no leste dos Estados Unidos. Neste caso, a pergunta até pode ser interessante, mas não tem relação com o assunto do trabalho, ou melhor, com “a delimitação estabelecida para o objeto da pesquisa” que, no exemplo, é a comunidade indígena da Amazônia. Percebe como a delimitação clara do objeto da pesquisa é importante? 
Bom, mas o que responder para uma pergunta “fora da delimitação”? Com tranquilidade e de forma polida, explique aos avaliadores que a pergunta não tem relação com o assunto pesquisado, e que, por esta razão, não tem como respondê-la. 
Agora, se o trabalho não foi delimitado adequadamente, aí temos uma grande “abertura” para perguntas sobre assuntos que podem ter relação com o tema pesquisa, mas talvez sejam difícil responder. Neste caso, o recomendável é dizer aos avaliadores que infelizmente não tem elementos para responder a pergunta, mas coloca-se a disposição da banca para realizar uma pesquisa complementar e encaminhar a resposta posteriormente por escrito. 
Espero que estas orientações possam contribuir para o êxito de sua apresentação. 
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
Segue os conteúdos complementares que mencionei:
- Apresentação de trabalho acadêmico perante banca
- Recomendações para apresentação do TCC perante banca
- Apresentação do TCC perante banca (vídeo aula)
- Modelo de slides para apresentação do TCC
Gostou? Lembre-se de compartilhar;)

24 de janeiro de 2013

1 comentários:

Ertson Reis disse...

tenho uma defesa nesta semana ( dia 19 jun.) e há muito esperava por tais dicas, deveras importante.