Recomendações para apresentação do TCC perante banca

Nervosismo, tensão e ansiedade são sintomas naturais, especialmente às vésperas da apresentação de um TCC. Na condição de docente, já cometi o erro de recomendar aos alunos que ficassem tranquilos (como se isto fosse possível não é?). Até um docente, com alguns anos de experiência, fica nervoso ao ser avaliado na apresentação de um trabalho (talvez ele não deixe transparecer, mas que fica nervoso fica).
Então, como vencer o medo nesta hora?
Creio que não é uma questão de vencer, mas sim, administrar. Mentalize e aceite o fato que ficar nervoso, neste momento, é algo natural, absolutamente “humano”. Estranho é não ficar. Já presenciei situações onde a calma demasiada era sinônimo de “desinteresse” e “falta de compromisso”. Entenda que algumas manifestações relacionadas ao nervosismo na apresentação (sudorese, tremedeira, pausas na fala, entre outras), até certo ponto não prejudicam a avaliação. O prejuízo só ocorre se você supervalorizar estes sintomas.
Para colaborar com os preparativos das apresentações de TCC neste final de semestre, recomendo a consulta destes conteúdos:
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

17 de junho de 2011

0 comentários: