Qual o tamanho ideal para a fonte do texto de Slides?

Não é possível afirmar que existe um padrão ideal "absoluto" para a fonte do texto de slides. O tamanho pode variar muito considerando o padrão. Por exemplo, a fonte “Arial Black” é visivelmente maior que a “Times New Roman”, se comparadas na mesma escala.
Fique atento para a conjugação harmoniosa do texto em relação às imagens aplicadas no slide. Pode parecer óbvio, mas o texto deve ser “legível” em relação ao contexto. Legível significa permitir que, em poucos segundos, alguém possa, não só perceber o léxico, mas também entender o sentido que a palavra traz no contexto da apresentação.
Portanto, considere os seguintes aspectos:
- Tamanho da fonte: em média trinta (30) para os tipos “Arial”, “Times New Roman” ou assemelhados. Não utilize maiúsculas como padrão. Seja ponderado no emprego de qualquer destaque gráfico (negrito, sublinhado, cor ou tamanho diferenciado da fonte).
- Evite “redução forçada”: nunca mude o tamanho da fonte de textos que tenham a mesma importância no conjunto da apresentação, só para que “caiba” em um slide.
- O conjunto dos slides deve transparecer equilíbrio e padronização, especialmente em relação aos títulos ou elementos gráficos que identificam partes da apresentação.
- Avalie com atenção a posição do texto, especialmente em slides que contenham outros elementos gráficos. Um texto colocado acima ou abaixo de um desenho “pode fazer a diferença”. Lembre-se que nosso “olhar”, em regra, segue a ordem da “esquerda para a direita” e de “cima para baixo”. Considere este aspecto como um critério para a “ordem de relevância” do conteúdo.

4 de abril de 2013

0 comentários: