Como apresentar citações de conteúdos disponíveis na Internet?

Muitos textos disponíveis na Internet não têm numeração de página ou mesmo autoria indicada. Portanto, antes de citar um conteúdo disponível na WEB, avalie o texto em relação a sua qualidade e credibilidade. Bom, vamos às citações. Caso sua opção seja citar conforme o padrão da ABNT (NBR 10520, 2002), recomendo que utilize o sistema autor-data. Na hipótese do texto não apresentar numeração de página, mencione o nome do autor, seguido do ano.
Na citação:

“[...] publicar em um veículo informal pode inviabilizar a publicação futura em um periódico reconhecido pela comunidade científica.” (ARRABAL, 2010)
Na referência:

ARRABAL, Alejandro Knaesel. Publicação de artigos científicos. Prática da Pesquisa, set. 2010. Disponível em: <http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/09/publicacao-de-artigos-cientificos.html>. Acesso em: 9 out. 2011

Caso o texto não contenha a indicação da data de publicação, informe a data de acesso ao conteúdo. Lembro que a NBR 6023 (2002) orienta o apontamento de datas prováveis entre colchetes quando não houver outra possibilidade de determinar esta informação. Contudo, no caso de conteúdos on-line, creio que indicar a data de acesso é uma alternativa razoável.
Exemplo de década provável:
(AUTOR, [200-?]).
Na hipótese do texto não apresentar autoria, verifique se há algum responsável:
Na citação:

“Quanto ao comércio ilegal de monografias, a OAB aprovou, ainda, que sejam oficiados o Ministério da Justiça para que este acione a Polícia Federal e o Ministério Público e sejam tomadas as providências penais cabíveis para a responsabilização criminal das empresas especializadas na venda de trabalhos de monografia.” (ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 2010)
Na referência:

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. OAB quer fim de fábrica de monografias e o uso de softwares contra plágios. Disponível em: <http://www.oab.org.br/noticia.asp?id=20764>. Acesso em: 10 ago. 2010.
E na hipótese de não ter autor nem responsável, lembre-se: pense 10 vezes antes de utilizar este conteúdo. De qualquer forma, a citação neste caso deve apresentar a primeira palavra do título do texto em letras maiúsculas, seguida de reticências e do ano.
Na citação:

“Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.” (ALGUMAS..., 2011)
Na referência:

ALGUMAS dicas para escrever bem. Disponível em: <http://www.pucrs.br/famat/viali/orientacao/leituras/textos/Escrever.pdf >. Acesso em: 9 out. 2011.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
Veja também:

9 de outubro de 2011

2 comentários:

R88 disse...

Como fica a Citação Direta do texto da matéria do Portal de noticias?
Exemplo:
Segundo reportagem do G1:
Texto todo escrito com recuo de 4cm (Portal G1,2013)

Tiago Marques disse...

Meus parabéns! Seu artigo foi o primeiro na internet dos que encontrei em minha busca na web a associar a norma NBR 10520, onde pede pra colocar autor, ano é página, ao fato de o autor ser uma organização (normalmente não assinado pessoalmente, o que vi outros blogueiros comentarem) ao fato de ano da obra poder ser o ano de acesso, o que não sei se avaliadores de bancas de congressos o achem, mas eu achei bastante plausível. Você uniu os dois elementos necessários: autoria da página (organização) com o ano da obra (o de acesso). Merece aplausos!...