Posso utilizar a Wikipedia como fonte de pesquisa?

A Wikipedia, do meu ponto de vista, é um dos melhores exemplos de democratização de conhecimento disponível na Internet. A possibilidade de qualquer pessoa interagir acrescentando e/ou modificando conteúdos é o seu grande mérito e, ao mesmo tempo, a sua fragilidade.

Para ter maior certeza em relação a uma informação ou conhecimento, é preciso consultar e comparar diversas fontes, uma delas eventualmente pode ser a Wikipedia. A questão é: você acredita em tudo que lhe dizem de forma imediata ou que provenha de uma única fonte? Neste sentido, talvez a “fragilidade” que mencionei não seja da Wikipédia e sim nossa.

Contudo, em relação à pesquisas de caráter científico, sugiro empregar a Wikipédia como um recurso auxiliar na busca de fontes de informação, assim como o Google, ou o site de respostas do Yahoo.
Não é adequado, salvo raras exceções*, qualificá-la no trabalho como fonte de pesquisa, mesmo como fonte secundária. A página de orientações da Wikipédia, ao explicar sobre inserção de conteúdos, exclarece que:

Os artigos da Wikipédia deverão ser baseados em fontes fiáveis (ou confiáveis) e que tenham sido publicadas. Esta página serve como guia para identificar essas fontes. [...] Se estiver em condições de providenciar informação útil para inserir na Wikipédia, sinta-se à vontade para o fazer. No entanto, tenha em vista que informação que seja inserida e que não seja suportada por referências fiáveis poderá ser removida [...] (WIKIPEDIA, 2010, sem grifo no original).
Assim, é fácil perceber que a Wikipedia é um projeto para “facilitar” a obtenção de fontes de pesquisa. Portanto, evite indicá-la como fonte propriamente dita.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

* Observe que, em razão da natureza do assunto, neste texto estou indicando como fonte a Wikipedia.

REFERÊNCIA

WIKIPEDIA. Página do projeto: fontes fiáveis. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Fontes_fi%C3%A1veis>. Acesso em: 6 nov. 2010

7 de novembro de 2010

2 comentários:

Marina Uliano disse...

Oi,

Tenho duas referência para o mesmo site, mas em página diferentes, formatei elas como se fosse o winkipedia, mas não sei como fazer a citação no texto e não da para colocar o nome senão a citaçaõ se perde na referência. Como eu posso fazer? Não achei nenhum site que me ajudasse

Eduardo Cambui Jr. disse...

Muito interessante o seu post! Concordo com muita coisa, porém, discordo de pontos importantes.

A Wikipedia realmente funciona como uma enciclopédia virtual feita por colaboração de seus usuários, o que quer dizer que qualquer um pode publicar um verbete, mas isto não quer dizer necessariamente que qualquer um pode colocar qualquer coisa. Para colaborar escrevendo sobre um verbete, é preciso sempre referenciar suas fontes, que depois serão analisadas, para só depois, caso aprovada a procedência, aí sim publicada no site. Escrever no wikipedia não é garantia de ter algo publicado. Este, inclusive, é um dos problemas do site, pois não há muitos colaboradores ativos justamente por conta de sua rigidez.

Mas prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Assim como não é garantia obter com fidelidade um determinado assunto só por ter sido publicado em livro, jornal ou revistas, também não é garantia que a verdade esteja num artigo de internet. A verdade tem muitas faces e opiniões (e interesses).

Muito boa sua iniciativa. Parabéns pelo site!