Destaques gráficos (maiúsculas, negrito, itálico ou sublinhado) devem ser mantidos nas citações diretas?

A citação direta é a “[...] transcrição textual de parte da obra do autor consultado” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, p. 2). Neste caso, o que se exige é a integridade do conteúdo. Reproduzir destaques gráficos apenas para manter “fidelidade absoluta” em relação à fonte consultada é um excesso. Do contrário, teríamos que reproduzir também as margens de parágrafos ou até mesmo o estilo tipográfico do texto.
Destaques gráficos são por vezes empregados para atribuir ênfase a uma passagem do texto. Contudo, note que, ao citar diretamente um determinado trecho, de certa forma, você já estará enfatizando o conteúdo. Na maior parte das vezes, o destaque gráfico não agrega outro significado maior. Portanto, nas citações diretas, recomendo que a reprodução de destaques gráficos seja feita, apenas se estes agregarem significado ao conteúdo transcrito.

Sobre este mesmo assunto, consulte também:
http://www.praticadapesquisa.com.br/2011/01/textos-de-citacoes-diretas-podem-ser.html.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
REFERÊNCIA:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

13 de setembro de 2011

0 comentários: