Elaboração de “diagramas” como técnica de interpretação, construção e descrição de conteúdos

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

Diagramas são representações gráficas simplificadas de idéias, informações, conceitos e argumentos.
Exemplo de diagrama circular. Elaborado com Microsoft "PowerPoint 2010"

Os diagramas podem ser utilizados como instrumentos de interpretação, construção e descrição de conteúdos.
Por exemplo, observe o texto abaixo:
Para compreender, é necessário considerar que: (a) Toda informação apresenta certo grau de parcialidade. Ou seja, “é impossível dizer tudo a respeito de algo”; (b) A compreensão é refém de distorções do processo de comunicação; (c) Existem variações naturais de percepção (ponto de vista, tempo, lugar, entre outras) (ARRABAL, 2010).
Este mesmo texto pode ser representado graficamente da seguinte forma:
Diagrama elaborado com o software "TouchMind"

A estrutura gráfica obtida a partir da elaboração de um diagrama:
a) permite desvendar a estrutura lógica de um texto e, portanto, auxilia na interpretação;
b) em um processo inverso, pode servir de parâmetro (base) para escrever um texto, a fim de parafrasear o conteúdo original;
c) pode ser utilizado como recurso visual para apresentações (vide “Utilização recursos audiovisuais” no texto “Apresentação de trabalho acadêmico perante banca”)

Embora existam várias propostas e técnicas para a elaboração de diagramas, sugiro a seguinte prática:
a) Identifique as palavras ou expressões-chave do texto;
b) Verifique como estas palavras ou expressões estão semanticamente (conceitualmente) relacionadas;
c) Tente representar, em forma de “desenho”, a relação existente entre estas palavras ou expressões (utilize linhas, setas, arcos, círculos e cores para vincular, destacar ou estabelecer níveis de importância).
d) Sempre que possível, relacione as palavras ou expressões a símbolos cujo sentido seja facilmente reconhecido.

Não é preciso ser um grande desenhista para elaborar um diagrama, nem tão pouco ter conhecimentos específicos sobre o assunto. O importante é “fazer”. Tenha certeza que esta prática pode contribuir muito para a interpretação, construção e apresentação de conteúdos.

Para saber mais sobre o assunto e também sobre diagramas conhecidos como “mapas mentais”, consulte estas fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapas_mentais
http://www.mapasmentais.com.br/

9 de novembro de 2010

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