Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

Uma técnica eficiente para o mapeamento de fontes de pesquisa (Livros, artigos, ensaios, entre outros) é a identificação dos pesquisadores atuantes na área ou tema relacionados à sua pesquisa.
Para tanto, sugiro realizar uma busca por meio do “Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil”. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/
Este diretório é administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, e contém informações sobre os integrantes de grupos de pesquisa em atividade no País. “O Diretório mantém uma Base corrente, cujas informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes [...]” (CNPQ, 2010)
Nesta base (1) constam os nomes dos pesquisadores, estudantes e técnicos de cada grupo e às linhas de pesquisa correspondentes.
A busca pode ser feita lançando no campo de consulta principal (2), o tema de seu interesse, por exemplo: “Direito Autoral”; “Propriedade Industrial”; “Comércio internacional”. O sistema permite filtrar a busca por Estado (3), Instituição (4), área (5) e grande área (6) do grupo.
O resultado obtido (7) com a consulta apresenta: o nome dos grupos vinculados ao assunto, o nome do seu respectivo líder e a área preponderante de atuação do grupo.
Ao clicar sobre o nome de um grupo, informações mais detalhadas são apresentadas.
Observe que, ao clicar sobre o nome de um pesquisador (8), uma nova página surge com informações sobre os grupos e linhas de pesquisa em que ele atua (9), bem como traz um link para visualizar o Currículo Lattes do pesquisador (10).
Com estas informações, é possível mapear a “rede de relacionamento” dos pesquisadores da sua área de interesse, bem como obter vários dados sobre a produção científica realizada, sejam livros, artigos, entre outras fontes de pesquisa.

REFERÊNCIA
CNPQ. Grupos de pesquisa: apresentação. Disponível em: <http://www.cnpq.br/gpesq/apresentacao.htm>. Acesso em: 15 set. 2010.

17 de setembro de 2010

0 comentários: