Como pesquisar artigos científicos no Google

Para encontrar artigos publicados em revistas científicas na Internet, lance no Google palavras chave que possam filtrar de forma mais eficiente os resultados. Uma maneira muito simples é acrescentar a sigla “ISSN” junto à expressão de busca. ISSN é sigla do sistema de cadastro internacional de periódicos. Para diversificar, utilize outras palavras chave que são comuns em periódicos e artigos científicos: “abstract”, “Scielo”, entre outras.
Também é possível filtrar os resultados combinando as expressões “OJS” ou “SEER”. OJS é a abreviação de Open Journal Systems, plataforma empregada internacionalmente por diversas instituições para a publicação de revistas científicas eletrônicas. No Brasil, esta ferramenta foi traduzida pelo IBICT e batizada de SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas). 
Contudo, independente da plataforma de publicação, recomendo observar se a revista conta com um conselho editorial (revisor), se apresenta uma política de avaliação e também se está vinculada a algum programa de pós-graduação. Estes e outros fatores podem ajudar a avaliar (por tabela e preliminarmente) a qualidade do texto.  É claro que não se pode julgar um artigo apenas por estes aspectos, mas eles podem ajudar na identificação de trabalhos mais consistentes.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal 

21 de novembro de 2013

1 comentários:

Matheus Alves Silveira disse...

é só pesquisar pelo site http://scholar.google.com.br/