Afinal, o que significa “SIC”?

Faz algum tempo, perguntei na sala de aula se alguém sabia o significado de “SIC”. Um aluno levantou o braço e enfaticamente respondeu: “SIC é Segundo Informações Colhidas professor”.
Bom, não é exatamente uma abreviatura, mas o sentido não está completamente equivocado. Moreno explica que “Sic é um advérbio latino que significa literalmente ‘assim’. [...] É usado internacionalmente para indicar ao leitor que aquilo que ele acabou de ler, por errado ou estranho que pareça, é assim mesmo.”
Nas citações diretas, é um termo que pode ser apresentado entre colchetes (vide NBR 10520), logo após uma palavra cuja grafia original do texto apresente algum erro ou diferença que cause estranheza.  Por exemplo, textos muito antigos onde farmácia era com “ph”, ou até mesmo textos mais recentes, mas que não foram adaptados as novas regras da língua portuguesa.
Sobre este assunto, recomento a leitura integral do texto de Moreno publicado no site “Sua Língua” e também o post  “textos de citações diretas”.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

5 de outubro de 2013

0 comentários: