Título:
A formação do espírito científico
Autor:
BACHELARD, Gaston
Editora:
Contraponto
Edição:
3ª
ISBN:
97-85-85910112
Sinopse:
Mais informações:
http://www.contrapontoeditora.com.br
A formação do espírito científico
Autor:
BACHELARD, Gaston
Editora:
Contraponto
Edição:
3ª
ISBN:
97-85-85910112
Sinopse:
"Pela primeira vez, o leitor de língua portuguesa tem acesso a um dos livros mais importantes de um dos filósofos mais importantes de nossa época. Escrito em 1938, e desde então reeditado em todas as línguas de cultura, A Formação do Espírito Científico tem sido adotado em universidades brasileiras sempre a partir de edições estrangeiras ou de traduções de pequenos trechos, veiculados de mão em mão.
Tal lacuna do nosso mundo editorial talvez se explique pelas excepcionais dificuldades que cercam a tradução deste livro: não obstante sua clareza e sua beleza, ele utiliza amplamente textos e conceitos da alquimia, da química e da física dos séculos XVII e XVIII. Foi o desafio que a Contraponto Editora aceitou enfrentar, entregando-o às mãos competentíssimas de Estela dos Santos Abreu, que, quando necessário, recorreu ao auxílio de especialistas para realizar um trabalho à altura da grandeza do autor.
A partir de 1940 e até sua morte, Gaston Bachelard (1884-1962) exerceu marcante atividade docente na Sorbonne, onde formou gerações de pensadores que nunca esconderam sua gratidão ao mestre. [...] Em A Formação..., Bachelard destaca as armadilhas e dificuldades que cercam a descoberta de conceitos fundamentais, a função positiva dos erros nessa gênese ('O espírito científico se constitui como conjunto de erros retificados') e, principalmente, o caráter recorrente e geral de certas resistências ao conhecimento científico. Ao contrário do que se poderia pensar, esses 'obstáculos epistemológicos' não pertencem ao passado: 'As forças psíquicas que atuam no conhecimento científico são mais confusas, mais exauridas, mais hesitantes do que se imagina quando consideradas de fora [...]. Mesmo na mente lúcida, há zonas obscuras, cavernas onde ainda vivem sombras. Mesmo no novo homem, permanecem vestígios do homem velho. Em nós, o século XVIII prossegue sua vida latente.' Justamente porque esses obstáculos ao conhecimento estão presentes dentro de nós e espalhados à nossa volta, e porque sua superação é um desafio que sempre se renova, A Formação do Espírito Científico tornou-se um clássico, um texto perene, cujo potencial didático nunca se esgota: ele não nos ensina coisas, nos ensina a pensar."
Mais informações:
http://www.contrapontoeditora.com.br
0 comentários:
Postar um comentário