Estou utilizando basicamente artigos e outros trabalhos científicos como fontes de pesquisa. Nestes trabalhos, os autores já citam outros autores. Devo citar o autor citado no artigo ou o autor do artigo?

Neste caso é necessário empregar a “citação da citação”. Explico: você deve deixar claro ao leitor do seu trabalho que o conteúdo citado é do autor “A”, o qual foi apresentado na obra do autor “B”. Observe este exemplo. Você tem em mãos o livro de BANDEIRA publicado em 2010. No texto deste livro você encontra uma citação de MATIAS e pretende trazer esta citação para o seu trabalho. Você pode apresentar a citação da seguinte forma:
Matias citado por Bandeira (2010, p. 25) orienta que “texto da citação”.
Ou:
“Texto da citação” (MATIAS apud BANDEIRA, 2010, p. 25).
Na lista de referências deve constar apenas a obra que você teve acesso direto, no exemplo, o livro de Bandeira. É bom lembrar que a "citação da citação" deve ser empregada moderadamente, de preferência, apenas quando não for possível encontrar a fonte primária.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

19 de abril de 2011

4 comentários:

Rogério Augusto Dos Santos disse...

Se eu estiver usando com base outro TCC uso deste mesmo método? Se não, como devo referenciar um TCC dentro de um TCC?

Rogério Augusto Dos Santos disse...

Se eu estiver usando como base outro TCC também uso deste mesmo método? Se não, como devo referenciar um TCC dentro de um TCC?

Lucas Vital disse...

Como ficaria uma citação da citação utilizando o sistema numérico de citação, como é o meu caso!? Estou tendo grande dificuldade de encontrar algo a respeito, nas normas...

JK disse...

Uma vez que não criamos nada e sim falamos só sobre o que outros autores falaram, o TCC é basicamente um trabalho recheado de citações? Estou com medo de o meu trabalho estar com citações demais.