Neste caso é necessário empregar a “citação da citação”. Explico: você deve deixar claro ao leitor do seu trabalho que o conteúdo citado é do autor “A”, o qual foi apresentado na obra do autor “B”. Observe este exemplo. Você tem em mãos o livro de BANDEIRA publicado em 2010. No texto deste livro você encontra uma citação de MATIAS e pretende trazer esta citação para o seu trabalho. Você pode apresentar a citação da seguinte forma:
Matias citado por Bandeira (2010, p. 25) orienta que “texto da citação”.
Ou:
“Texto da citação” (MATIAS apud BANDEIRA, 2010, p. 25).
Na lista de referências deve constar apenas a obra que você teve acesso direto, no exemplo, o livro de Bandeira. É bom lembrar que a "citação da citação" deve ser empregada moderadamente, de preferência, apenas quando não for possível encontrar a fonte primária.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
4 comentários:
Se eu estiver usando com base outro TCC uso deste mesmo método? Se não, como devo referenciar um TCC dentro de um TCC?
Se eu estiver usando como base outro TCC também uso deste mesmo método? Se não, como devo referenciar um TCC dentro de um TCC?
Como ficaria uma citação da citação utilizando o sistema numérico de citação, como é o meu caso!? Estou tendo grande dificuldade de encontrar algo a respeito, nas normas...
Uma vez que não criamos nada e sim falamos só sobre o que outros autores falaram, o TCC é basicamente um trabalho recheado de citações? Estou com medo de o meu trabalho estar com citações demais.
Postar um comentário