Tecnologia e epistemologia: a influência da tecnologia na percepção da realidade

Tipo:
Artigo apresentado em congresso

Título:
Tecnologia e epistemologia: a influência da tecnologia na percepção da realidade

Autores:
SILVA, Gildemarks Costa e (Lattes)

Resumo:
"O objetivo deste trabalho é explorar, com base na preocupação do tema da tecnologia e sua relação com a educação, o problema do tecnocentrismo e aquilo que lhe é subjacente, que é um tipo de mentalidade, característica da modernidade, que estabelece centralidade para a racionalidade tecnológica. Isso coloca o problema epistemológico de identificar o quanto a tecnologia afeta a capacidade do ser humano de perceber e apreender a realidade. Tomando como fio condutor as reflexões de Gérman Klinge sobre o tema, este texto, inicialmente, destaca, em linhas gerais, como tem sido a preocupação com o tema da tecnologia por parte das humanidades e da teoria da educação. Em seguida, faz-se referência aquilo que se considera, em relação ao tema da tecnologia, o principal problema (o tecnocentrismo e um tipo de mentalidade tecnologista), que se constitui em um espécie de filtro para o ser humano apreender a realidade. Finalmente, enquanto considerações finais, procura-se vislumbrar uma alternativa para lidar com o problema, o que envolve o reconhecimento da importância de se tomar a tecnologia como objeto de ensino nos diferentes níveis de escolarização."

Palavras chave:
Tecnologia. Educação. Epistemologia.

Link para o texto completo:
https://www.fe.unicamp.br/eventos/ged/episted/EPISTED/paper/viewFile/69/33

Referência:
SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia e epistemologia: a influência da tecnologia na percepção da realidade. In: EPISTED - SEMINÁRIO DE EPISTEMOLOGIA E TEORIAS DA EDUCAÇÃO, IV, 2012, Campinas, Anais... Campinas: UNICAMP, 2012. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/eventos/ged/episted/EPISTED/paper/viewFile/69/33>. Acesso em: 3 dez. 2013.

5 de dezembro de 2013

0 comentários: