Checklist antes da entrega da Monografia

Segue alguns pontos para revisão da monografia que vale a pena conferir, antes da entrega final: 
- Ordem dos conteúdos. A ordem dos conteúdos da monografia deve seguir o estabelecido na NBR 14724. Confira neste post
- Conteúdo da introdução. A introdução do trabalho deve conter de forma clara: a descrição do objeto de pesquisa, mencionando o(s) problema(s) e a(s) respectiva(s) hipótese(s); os objetivos (geral e específicos), a justificativa e a metodologia. Na metodologia devem constar os métodos de abordagem, de procedimento e as técnicas empregadas, bem com uma rápida descrição da estrutura e conteúdo de cada unidade do trabalho. 
- Conteúdo da conclusão. Lembre-se: a conclusão não é apenas um resumo do trabalho. Na conclusão você deve resgatar o problema e as hipóteses apresentadas na introdução e informar se as hipóteses foram confirmadas ou não. Neste relato de confirmação ou não das hipóteses você apresenta resumidamente os principais pontos que sustentam este resultado e as principais dificuldades da pesquisa. Embora não seja obrigatório em algumas universidades, é muito bom acrescentar também sugestões para novas pesquisas explorando aspectos que não foram aprofundados no trabalho.
- Conteúdo do resumo. Note que o resumo contém um pouco da introdução (objeto, objetivos e metodologia) e, sucintamente, parte das conclusões finais (principais resultados). 
- Resumo em língua estrangeira. Acha que usar o Google Translator para o resumo em língua estrangeira é suficiente? está enganado. Caso não tenha fluência em outra língua é melhor pedir ajuda para alguém que saiba, um amigo ou um profissional no assunto. 
- Revisão gramatical. Preciso explicar? 
- Citações. Muita atenção neste ponto. Todas as citações apresentadas no texto devem ter as correspondentes referências ao final do trabalho. Também, todas as referências devem ter, pelo menos, uma citação apresentada no corpo do texto. Um furo neste ponto é uma “Bomba”. Cuide também para apresentar as citações e referências no padrão adequado. Mais sobre este assunto consulte este post
- Numeração das páginas. Verifique se a numeração de páginas está correta: capa não é contata; elementos pré-textuais são contados mas não aparecem os números; elementos pós textuais, ou seja, da introdução até o fim do trabalho as páginas são contadas e numeradas no canto superior direito. Orientações complementares você este assunto você encontra nestes links:
- Títulos e sumário. Os títulos e subtítulos das seções da monografia, no sumário e no corpo do texto, deverão estar padronizados conforme o quadro abaixo (ATENÇÃO: este padrão pode variar um pouco de instituição para instituição)
1 LETRAS MAIÚSCULAS E NEGRITO 
1.1 LETRAS MAIÚSCULAS SEM NEGRITO
1.1.1 Letras minúsculas sem negrito
- Formato do documento versus impressão. Verifique se a configuração do arquivo da monografia e também a configuração da impressora estão em formato A4, do contrário, ao imprimir a monografia, as margens e o tamanho da fonte sairão desproporcionais. 
Por enquanto é isso pessoal. Alguma dúvida adicional é só registrar no quadro de comentários abaixo deste post.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
Foto: www.pixabay.com

19 de novembro de 2012

0 comentários: