Encontrada a sentença de Cristo

No dia 5 de abril de 2012 postei um breve texto considerando a existência da “sentença de Cristo”. A dúvida residia não no caráter verossímil do documento em si, mais na sua materialidade, já que centenas de sites afirmam genericamente trata-se de um documento existente em um “museu da Espanha”. Bom, a questão levantada foi: em qual museu? Compartilhei este fato com diversos alunos neste semestre. Há poucas semanas uma aluna trouxe para a aula uma cópia reprográfica do referido documento, encaminhada pelo “Archivo General de Simancas” instituição vinculada ao Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. Não pude me conter e perguntei: “como você conseguiu o endereço desta instituição?” Com genial simplicidade a aluna respondeu: “Ora professor! Encontrei em um site na Internet. Enviei um e-mail para eles perguntado sobre o documento e eles encaminharam esta cópia reprográfica por correspondência.” Abaixo apresento a imagem do documento e, como não poderia deixar, também a referência.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE. Archivo General de Simancas. Documento: Estado, Leg, 847, 60. Simancas: Archivo General, 2012. 
Cumpre destacar que possivelmente trata-se “[...] de uma reconstituição da sentença de Cristo elaborada a partir dos vários relatos conhecidos sobre o julgamento [...]” (GONÇALVES, 2002, p. 27). (veja postagem anterior)
Registro meus agradecimentos a Aline pela dedicação e tempo despendido nesta pesquisa e também por compartilhar conosco o documento recebido.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

7 de junho de 2012

1 comentários:

Roberto De Aquino Neves disse...

O Gonçalves não sabia nem onde estava a sentença, o que me faria crer então que soubesse como ela havia sido lavrada, para afirmar que seria uma mera reprodução de relatos. ... Cai na real, gente. Vocês não creem em um documento que se encontra em arquivo de um museu célebre da Espanha, por que creem agora em um leviano que sequer sabia onde estava o documento, mas dizia saber como ele havia sido lavrado? !