Modelo para gestão de periódicos científicos eletrônicos com foco na promoção da visibilidade

Tipo:
Tese de doutorado

Título:
Modelo para gestão de periódicos científicos eletrônicos com foco na promoção da visibilidade

Autor:
BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto

Resumo:
"O periódico científico é utilizado pelos pesquisadores como o principal veículo de divulgação das pesquisas. O crescimento mundial do número de publicações em periódicos científicos é um dos fatores que retratam a emergência em divulgar e dar maior visibilidade às pesquisas científicas. O interesse científico pelo tema dá-se pelo intuito da pesquisadora em investigar de modo mais aprofundado a questão da visibilidade. O problema foi observado a partir de uma lacuna identificada como pesquisa necessária, e que pretende-se abordar neste trabalho, que ressalta a necessidade da obtenção da visibilidade requerida pelos pesquisadores e suas instituições de pesquisa. Observou-se, durante a revisão de literatura, que as pesquisas sobre o tema não apresentam aspectos que digam respeito ao estudo do periódico eletrônico como veículo mercadológico, destinado a atribuir valor ao produto (pesquisa científica), bem como aos produtores (pesquisadores e suas instituições), conferindo-lhes visibilidade perante seus pares e a sociedade em geral. Propõe-se um modelo para gestão de Periódicos Científicos Eletrônicos (PCEs), que maximize a visibilidade desejada pelos pesquisadores, mediante a aplicação dos recursos do marketing eletrônico, tendo-se como foco o alcance da visibilidade das pesquisas e dos pesquisadores. A pesquisa desenvolve-se no ambiente do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina, mediante a utilização da estrutura da Revista Produção Online, a qual possibilita fornecer informações a respeito das necessidades dos públicos, para a elaboração e aplicação do modelo. Além disto, realizou-se um período de investigação na Universidade de Aveiro (Portugal), com o propósito de verificar recursos utilizados para dar visibilidade às pesquisas científicas. Neste aspecto, evidencia-se que o tema proposto pode beneficiar a comunidade científica de modo geral: pesquisadores, professores, profissionais e alunos, bem como editores de periódicos científicos.."

Palavras-chave: Periódicos científicos eletrônicos. Gestão do processo editorial. Visibilidade. Marketing científico eletrônico.

Link para o texto completo:
http://ufsm.academia.edu/Cl%C3%A1udiaReginaZiliottoBomf%C3%A1/Papers/269620/Tese_MODELO_DE_GESTAO_DE_PERIODICOS_CIENTIFICOS_ELETRONICOS_COM_FOCO_NA_PROMOCAO_DA_VISIBILIDADE_

Referência:
BOMFÁ, Cláudia Regina Ziliotto.   Modelo para gestão de periódicos científicos eletrônicos com foco na promoção da visibilidade. maio 2009. Disponível em: <http://ufsm.academia.edu/Cl%C3%A1udiaReginaZiliottoBomf%C3%A1/Papers/269620/Tese_MODELO_DE_GESTAO_DE_PERIODICOS_CIENTIFICOS_ELETRONICOS_COM_FOCO_NA_PROMOCAO_DA_VISIBILIDADE_>. Acesso em: 2 abr. 2012.

15 de abril de 2012

0 comentários: