A persuasão
Organizadora:
Américo de Sousa
Editora:
LABCOM
Edição:
2001
ISBN:
972-9209-76-6
Apresentação:
Conteúdo na íntegra:
http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110826-sousa_americo_persuasao.pdf
Organizadora:
Américo de Sousa
Editora:
LABCOM
Edição:
2001
ISBN:
972-9209-76-6
Apresentação:
"O estudo da persuasão pressupõe uma viagem pelos territórios teóricos que a sustentam: a retórica, a argumentação e a sedução. A retórica, porque originariamente concebida como 'a faculdade de considerar para cada caso o que pode ser mais convincente'; a argumentação, na medida em que visa 'provocar ou aumentar a adesão de um auditório às teses que se apresentam ao seu assentimento' e, finalmente, a sedução, porque a resposta do auditório pode também “nascer dos efeitos de estilo, que produzem sentimentos de prazer ou de adesão'. (...) Como objectivo geral deste trabalho, propusemo-nos investigar os diferentes modos pelos quais a persuasão se manifesta no processo comunicacional, quais as estratégias, técnicas e procedimentos mais adequados a uma comunicação influente (ou deliberada) e até que ponto, a retórica - enquanto instrumento de persuasão crítica - pode favorecer a afirmação das subjectividades numa sociedade pluralista."
Conteúdo na íntegra:
http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110826-sousa_americo_persuasao.pdf
0 comentários:
Postar um comentário