"Humor" é assunto "sério"

Creio que muitos concordam que o humor é um ótimo veículo de “humanização” do discurso. Afinal, a “graça” é um patrimônio universal. Todos gostam de rir. Mas talvez poucos já se deram conta que o “humor" é objeto de estudo em vários campos do saber como a neurociência, a psicologia e a linguística.
O professor Robin Dunbar da universidade de Oxford estudou o riso e afirma que ele aumenta a liberação de endorfina (GHOSH, 2011), neurotransmissor que atua em diversos aspectos do corpo humano, entre eles a disposição física e mental.
No campo da linguística, o professor Sírio Possenti da Universidade Estadual de Campinas dedica-se à análise do discurso humorístico. Neste contexto, investiga os diversos elementos da língua que caracterizam as piadas. Segundo Possenti (apud BORGES; FREITAS, 2011) “[...] Se você diz a alguém que estuda piadas, o primeiro efeito que produz ainda é o riso. É uma pena que seja assim, porque as piadas são, de fato, um tipo de material altamente interessante, por várias razões [...]”.
[...] as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro. [...] Os antropólogos ainda não prestaram a devida atenção e esse material, que poderia substituir com vantagem muitas entrevistas e pesquisas participantes... Saberemos mais a quantas andam o machismo e o racismo, por exemplo, se pesquisarmos uma coleção de piadas do que qualquer outro corpus. [...] O humor interessa sobremaneira à filosofia, à psicologia, à psicanálise e à fisiologia, porque a cada um desses campos importa explicar o riso. (POSSENTI, 2001, p. 72)
Então pessoal, "humor" é ou não assunto "sério" ;)

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal


Para saber mais:
BORGES, Eliana Maria Borges; FREITAS, Sonia Maria Pereira Freitas, Analise de texto humorístico: as piadas. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno05-05.html>. Acesso em: 16 dez. 2012.
GHOSH, Pallab. Study reveals laughter really is the best medicine. BBC News Science & Environment, 13 set. 2011. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-14889165>. Acesso em: 18 dez. 2011.
POSSENTI, Sírio. Humor, língua e discurso. São Paulo: Contexto, 2010. (http://www.editoracontexto.com.br/produtos.asp?cod=502)
POSSENTI, Sírio. O humor e a língua. Ciência Hoje, Vol. 30, n. 176, p. 72-74, Out. 2001.
POSSENTI, Sírio. Os Humores da Língua: análise linguística de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 2010. (http://www.mercado-de-letras.com.br/livro-mway.php?codid=224)

Contribuições:
SALIBA, Elias Thomé. Raízes do riso - a representação humorística na história brasileira: da Belle Époque aos primeiros tempos do rádio. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. (http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11517 – Obra indicada por Raphael Máximo em 13 jan. 2012.)

6 de janeiro de 2012

0 comentários: