Ciência em espaços não acadêmicos

Na revista Ciência Hoje on-line, Thiago Camelo traz uma interessante matéria sobre a projeção do discurso científico em espaços tipicamente não acadêmicos como bares, cafés e restaurantes. Segundo Thiago, “[...] notoriamente faltam no país mais eventos com essa leveza e informalidade trazida pela dupla ‘bar + ciência’. As duas palavras na mesma sentença fazem uma alegoria difícil de superar.”
(http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2012/01/va-e-seja-careta/view)
Recomendo assistir também ao vídeo “Cachaça Científica”. Trata-se de um evento realizado em 2009 pelo UFRJ por meio do projeto “Casa da Ciência”. Neste encontro “etílico científico”, diversos temas formam abordados, desde o processo de produção da cachaça, sua projeção histórica, até a questão do alcoolismo.
(http://www.youtube.com/watch?v=sWgyQCXD8n0)
Contudo, além da cachaça e da cerveja, creio que outros temas não “tão evidentes” possam ser abordados nestes espaços. Alguma sugestão?

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

15 de janeiro de 2012

1 comentários:

Marília Paiva disse...

Prezado sr. Alejandro, sou professora de normalização de trabalho científico e acompanho e utilizo muito seus materiais. Parabéns pelo trabalho! Muito bom esse material sobre avaliação de trabalhos científicos, também vou usá-lo!!

Marília Paiva - UFMG