Posso utilizar a expressão “idem” no corpo do texto para indicar o mesmo autor em citações consecutivas?

Considerando as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2002), o emprego das expressões idem – id. (mesmo autor), ibidem – ibid. (mesma obra), opus citatum – op. cit. (obra citada), passim (em diversas passagens) e loco citato – loc. cit. (...) é sugerido especificamente para a apresentação de notas de referência no rodapé do texto. Portanto, estas abreviações não devem ser empregadas no corpo do trabalho. Contudo, particularmente entendo desnecessário e inconveniente o emprego deste recurso.
Inúmeras vezes constatei a dificuldade de iniciantes na prática da pesquisa em “decodificar” as abreviações e expressões latinas empregadas na indicação de fontes. Creio que na “era da máquina de escrever”, talvez fosse justificável valer-se de abreviações. Atualmente, o uso de redatores de texto dispensa esforços para transcrever nomes de autores ou qualquer outra informação recorrente.
Há quem adote o sistema numérico para indicar fontes e suas correspondentes abreviações por opção “estética”, considerando o registro da fonte no corpo do texto uma “interrupção” indesejável. Discordo desta orientação. O texto científico deve ser claro em relação ao conteúdo e, neste mesmo sentido, deve também evidenciar as fontes empregadas na pesquisa. Do meu ponto de vista, apresentar as fontes em nota de rodapé leva a identificação do autor citado para um segundo plano de percepção. Quem realiza a leitura de um texto com indicação de fontes em notas de rodapé, somente irá reconhecer o autor citado supletivamente. No sistema autor-data, fonte e conteúdo são igualmente explicitados no texto, prática, a meu ver, mais apropriada para um texto científico.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

24 de setembro de 2011

1 comentários:

Beceli disse...

Excelente e esclarecedor. Quem nos dera nossos orientadores (via de regra "desorientadores", tivessem a mesma visão, digamos assim, "humanista" de nós acadêmicos, e portanto, iniciantes, nessa tão importante jornada de nossa vida.
Parabéns.