Como apresento duas ou mais citações seguidas de um mesmo autor?

A apresentação de citações em trabalhos acadêmicos é disciplinada pela NBR 10520. Contudo, a norma não define o número de ocorrências de citações de um mesmo autor. A resposta encontra-se na interpretação do sentido e alcance de um trabalho científico. Toda pesquisa científica pressupõe criticidade e, por consequência, diversidade de fontes. Portanto, considerando esta premissa, empregue moderadamente citações seguidas de um mesmo autor. É claro que há momentos no trabalho onde é necessário discorrer mais densamente sobre o tema, a partir de uma única fonte. Nestas situações, evite adotar citações diretas muito longas. Procure trazer o conteúdo intercalando citações diretas (transcrições) e indiretas (paráfrases). Observe o exemplo estrutural abaixo:
Conforme orienta Arrabal (2011, p. 5), “[...] o texto da citação direta com até três linhas pode ser apresentado desta forma”. Este autor explica também que, no mesmo parágrafo, é possível acrescentar uma citação indireta da mesma fonte. (ARRABAL, 2011, p. 6)
Quando realmente necessário, o texto poderá conter, na sequência, uma citação direta com mais de três linhas. Mas seja criterioso ao adotar esta orientação. (ARRABAL, 2011, p. 6)
Observe que, por óbvio, a chamada da mesma obra é apresentada em cada citação. Esta repetição é necessária para que o leitor não tenha dúvida em relação às fontes utilizadas no trabalho. (ARRABAL, 2011, p. 6)
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

22 de agosto de 2011

0 comentários: