Posso transcrever trechos de outras fontes e apenas apresentar as referências ao final do trabalho?

Parafraseando Shakespeare (1998), citar ou não citar, eis a questão ...

Ao trazer um determinado conteúdo para o seu trabalho, literalmente ou não, é necessário citar as fontes. Ao citar, não basta apresentar as referências ao final. É indispensável que você relacione o trecho citado com a referência correspondente. Toda a citação, seja uma transcrição literal ou uma paráfrase, deve ser acompanhada de informações que permitam identificar a respectiva referência. Para isto, você pode optar pelo sistema “autor data”, acrescendo ao texto (AUTOR, ANO, p. ...), ou pelo sistema “numérico”, onde as informações são apresentadas por meio das notas de rodapé.
Qual a relevância disto? Explico. Coloque-se na condição de leitor. Imagine que você está lendo um trabalho e uma determinada passagem lhe interessa muito. Você quer pesquisar mais sobre este assunto. Então vem a pergunta: qual das fontes apresentadas na lista de referências está relacionada a este trecho?
Veja outra situação. Em determinado momento do texto você encontra uma afirmação. Surge um novo questionamento: esta afirmação é do autor do texto ou ele obteve de alguma fonte? Esta fonte é confiável?
Portanto, não apresentar informações que permitam identificar a relação entre o conteúdo abordado e as respectivas referências, dificulta a possibilidade de consulta às fontes empregadas, seja para obter mais conhecimento sobre o assunto ou para avaliar a consistência das afirmações apresentadas.
Para mais informações sobre citações recomendo consultar este texto:
http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/09/indicacao-de-fontes-em-trabalhos.html

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

Referência:
SHAKESPEARE, William. Hamlet. São Paulo: Martin Claret, 1998.

1 de junho de 2011

1 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post, valeu...