"A ditadura do 10"

Caras alunas, caros alunos

Nunca precisei explicar o que vou expor neste texto, mas me vejo na contingência de fazê-lo. Entendo que é normal criar expectativas acerca da nota final do TCC, especialmente após tanto tempo dedicado à elaboração da pesquisa. Compreendo também que, diante da prática recorrente de conferir notas elevadas aos TCCs, ainda que muitos trabalhos efetivamente não mereçam notas da envergadura das que lhes são atribuídas, essa expectativa cresça ainda mais.
Entretanto, sugiro que todos tenham em mente que não é possível esperar, sempre, receber a nota máxima em todos os critérios de avaliação na monografia (conteúdo, metodologia e apresentação pública). Embora isso seja (infelizmente) comum e, portanto, banalizado, as notas máximas somente devem ser atribuídas a trabalhos excepcionais, que não tenham nenhuma correção de grande porte a ser feita, situação que, espero que todos concordem, é muito rara.
Assim, notas como “sete”, “oito”, “nove”, são e devem ser consideradas notas excelentes, dentro de um contexto de produção científica que é a monografia. Convenhamos: qual é o trabalho científico que esgota toda a matéria por ele abordada, e não pode ser melhorado, ajustado, e corrigido? É preciso ter humildade científica e também ter a consciência de que sempre podemos melhorar o que fazemos.
A "ditadura do 10" não pode prevalecer, sob pena de frustrar expectativas e, consequentemente, causar desapontamento e tristeza. O "10" deve ser um ideal, claro, mas jamais uma imposição pessoal ao trabalho científico e aos avaliadores deste.

Abraços
Prof. Leonardo Beduschi
Currículo Lattes

Texto publicado com a autorização prévia e expressa do autor.

29 de junho de 2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu até concordo com o que o Senhor mencionou, mas ai pergunto: Então qual é o papel do orientador, não é ajustar o contéudo e a metodologia antes que você apresente?!
Você confia no orientador para que ele lhe auxilie no processo de escrita, por isso ao receber uma nota inferior você fica a se perguntar: Poxa por que meu orientador não falou disso antes...Você se sente injustiçado e por isso é difícil de aceitar uma nota inferior.
Fora que alguns alunos tem o privilegio de escolher sua banca a dedo e outros não. Dai por que você vê também uma chuva de 10, não acha?!

Edson Da Silva Bezerra disse...

As "faculdades" de hoje, principalmente as presenciais, deixam a desejar em termos de avaliação dos TCC´s dos seus estudantes, aquelas amizades mais que íntimas desenvolvidas entre professores, orientadores e alunos é óbvio que influirão no momento da avaliação (seja em troca de favores pessoais ou por outros descaminhos). As faculdades a distância conta com orientadores que não possuem nenhum vínculo afetivo, social ou de amizade com seus orientados, isso permite imparcialidade no momento de fazer a correção e atribuição da nota dos mesmos. Há algumas pessoas que conheço se gabam de ter tirado 10 em todos os quesitos do seu TCC, isso chega a ser um absurdo!!!