Estrutura para apresentação de Trabalhos Acadêmicos (NBR 14724 - 2011)

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

A apresentação de trabalhos acadêmicos (TCCs, Dissertações e Teses) é estabelecida pela ABNT por meio da NBR 14724. Abaixo apresento um resumo sobre a estrutura e formatação destes trabalhos, com base na terceira edição (2011) da referida norma:

ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
Parte externa
 Elementos Capa: Elemento obrigatório. Informa na ordem: nome da instituição (opcional), nome do autor, título, subtítulo precedido de dois pontos evidenciando a sua subordinação ao título, número do volume se houver mais de um, local, ano da entrega.
Lombada: Elemento opcional. (Na forma da NBR 12225) 

Parte Interna
Elementos pré-textuaisFolha de Rosto: No anverso deve constar: nome do autor, título, subtítulo, número do volume se houver, natureza (trabalho de conclusão de curso ou dissertação ou tese apresentado para obtenção "especifique o grau pretendido", "Curso de ... da "especifique a instituição", "especifique a área de concentração"), nome do orientador, local, ano da entrega. No verso deve constar: dados de catalogação conforme Código Anglo-Americano vigente.
Errata: Elemento opcional. Constituída da referência do trabalho e do texto indicativo da errata (folha, linha, onde se lê, leia-se). Acrescida ao trabalho depois de impresso.
Folha de aprovação: Utilizado normalmente em Monografias, Dissertações e Teses. Deve constar o nome do autor do trabalho, a título do trabalho, natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição, área de concentração) data de aprovação, nome, titulação, e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que estão vinculados.
Dedicatória:
Elemento opcional.
Agradecimentos:
Elemento opcional.
Epígrafe:
Elemento opcional. Apresentada na forma de citação (vide NBR 10520).
Resumo na língua vernácula: Redigido em um único parágrafo que não exceda uma lauda, o resumo deve conter a natureza da pesquisa realizada, seus objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões auferidas (vide NBR 6028).
Resumo na língua estrangeira
: Presente em trabalhos de maior vulto (Monografias, dissertações e teses).
Lista de ilustrações
: Elemento opcional. De acordo com a ordem apresentada no texto, designando nome específico, travessão, título seguindo do número da página alinhado à direita.
Lista de tabelas: Elemento opcional. De acordo com a ordem apresentada no texto, designando nome específico, travessão, título seguindo do número da página alinhado à direita.
Lista de abreviaturas e siglas
: Elemento opcional. Relação alfabética das abreviaturas e/ou siglas, seguidas das palavras ou expressões correspondentes.
Lista de símbolos: Elemento opcional.
Sumário: Indicação dos títulos das seções do trabalho acompanhadas dos números das páginas. Destacam-se gradativamente os títulos das seções (vide NBR 6027).
Elementos textuaisIntrodução: Deve conter o objeto, os objetivos e a metodologia empregada na pesquisa. Sugere-se o seguinte roteiro para a Introdução:
- um parágrafo para declinar o tema;
- um ou mais parágrafos para a delimitação do tema;
- um parágrafo para o objetivo geral;
- um ou mais parágrafos para os objetivos específicos;
- um parágrafo, por capítulo, para explicitar o que será tratado em cada capítulo;
- um ou dois parágrafos para declinar qual o método e qual ou quais as técnicas de pesquisa utilizadas;
- um ou mais parágrafos para observações sobre traduções e características que mereçam destaque.
Desenvolvimento: Exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções.
Conclusão: (ou Considerações finais): Síntese dos argumentos desenvolvidos ao longo do trabalho. Sugere-se o seguinte roteiro para a elaboração das considerações finais:
- alguns parágrafos iniciais para considerações gerais sobre o trabalho, como o grau de dificuldade encontrado para a pesquisa, o acesso à bibliografia, etc.;
- parágrafos para respostas a cada uma das perguntas de pesquisa;
- parágrafos para comentar a confirmação ou não das hipóteses;
- dois ou três parágrafos para algumas recomendações que o pesquisador queira fazer.
Elementos pós-textuaisReferências: Lista alfabética contendo informações das fontes empregadas no trabalho. (vide NBR 6023).
Glossário: Elemento opcional. Apresentado em ordem alfabética.
Apêndice: Elemento opcional. Texto ou documento elaborado pelo autor. Seu título deve ser composto da palavra APÊNDICE, distinguido dos demais por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título (Ex. APÊNDICE A - Título)
Anexos: Elemento opcional. Texto ou documento de fonte externa. Seu título deve ser composto da palavra ANEXO, distinguido dos demais por letras maiúsculas consecutivas, travessão e respectivo título (Ex. ANEXO A - Título)
Índice:  Elemento opcional (vide NBR 6034).

FORMATAÇÃO DA MONOGRAFIA
PapelA4 branco ou reciclado
Área de impressãoElementos pré-textuais, somente no anverso com exceção dos dados de catalogação na folha de rosto.
Recomenda-se a impressão dos elementos textuais e pós-textuais no verso e anverso das folhas.
MargensPara o anverso: esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm.
Para o verso: direita e superior 3 com, esquerda e inferior 2 cm.
FonteCor preta. Recomenda-se tamanho 12 para texto, e menor e uniforme para citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, dados de catalogação, legendas e fontes das ilustrações e tabelas.
EspacejamentoTodo o texto com espaço 1,5. Citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas, natureza do trabalho com espaço simples.
Títulos com indicativo numéricoAlinhados à esquerda. O número precede ao título, separado por um espaço. Títulos de seções primárias devem iniciar em folha distinta ou página ímpar (anverso), quando impresso frente e verso.
Títulos sem indicativo numéricoErrata, agradecimentos, listas, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos e índices, devem ser centralizados.
PaginaçãoTodas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito (anverso) e no canto superior esquerdo (verso) (veja esquema abaixo).

PAGINAÇÃO
Clique na imagem para ampliar


16 de maio de 2011

4 comentários:

Monografando disse...

Esqueça normas da ABNT, baixe este software gratuito: www.monografando.com.br

Jo disse...

Obrigada professor pela sua ajuda em como citar Audiência Pública.

celso aparecido de moraes disse...

Bom Dia , por gentileza gostaria que voces me enviasse se possivel para meu e-mail algum trabalho de TCC de contabilidade para eu utilizar alguns parametros para o meu trabalho ,

Danielle Guiarãmes disse...

Ótimo.