Vcoê cecohne etse tetxo?

Faz algum tempo recebi um e-mail com o seguinte texto:
“De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.”
Curioso não? Mas será que para entender o texto realmente basta “[...] que a primeira e última letras estejam no lugar certo?”
Resolvi pesquisar um pouco mais o assunto e encontrei esta matéria publicada na Revista Superinteressante (2004):

É vrdedae que pdoeoms ler uma fasre ebmarahadla?
por Barbara Axt

Sim, afinal você leu a pergunta acima. Mas não existe nenhum estudo comprovando que ‘a úncia csioa iprotmatne é que a piremira e útmlia lrteas etejasm no lgaur crteo’. Esse texto começou a circular pela internet em 2003 e intrigou o pesquisador Matt Davis. Ele trabalha no departamento de Ciência Cognitiva da Universidade de Cambridge, Inglaterra, citada como autora do estudo. Ele estuda justamente como o cérebro processa a linguagem e, se essa pesquisa tivesse sido feita ali, Davis saberia. ‘Essa mensagem é mais um spam’, diz o lingüista. Um exemplo de que a mensagem que circulou na internet não passa de uma brincadeira é que as versões em idiomas com estruturas complexas não fazem sentido. É o caso do finlandês, língua em que as palavras são bastante compridas. Como leitores experientes, pulamos a etapa da leitura dos fonemas. ‘Nós identificamos a silhueta da palavra. Mas isso não tem nada a ver com a primeira ou a última letra’, diz o professor de lingüística Guillaume Fon Sing. Dessa forma, mesmo com letras embaralhadas, nosso cérebro sabe qual a palavra conhecida mais próxima daquela bagunça. Mas, se o deslocamento das letras é grande, se as palavras são longas ou pouco conhecidas, a frase costuma ficar cteoampmnltee ddatrpaaisa”.

Viu? Cuidado, não se deixe levar pela primeira impressão ;)

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal


REFERÊNCIA

AXT, Barbara. É vrdedae que pdoeoms ler uma fasre ebmarahadla? Super Interessante, nov. 2004. Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/vrdedae-pdoeoms-ler-fasre-ebmarahadla-444928.shtml>. Acesso em: 08 dez. 2011.

9 de dezembro de 2011

1 comentários:

Luciana disse...

Tem tudo a ver com a primeira e a última letra. Se fizer o teste trocando estas de lugar também, você não conseguirá interpretar a palavra facilmente. Esse professor aí devia estudar mais o caso.