Padrões de arquivos de imagens para trabalhos acadêmicos

Ao acrescentar ilustrações (desenhos, gravuras, figuras, imagens, fotos, entre outros) no trabalho acadêmico, além de seguir as orientações básicas para apresentar legendas e fontes (sobre este assunto consulte o post deste link) é recomendável preparar o arquivo de imagem antes de incorporá-lo ao arquivo texto. Embora as mais atuais versões do Word (2010 e 2013) permitam realizar ajustes de tamanho em arquivos de imagens, o ideal é formatá-los antes de importar. Basicamente, é recomendável que a imagem tenha entre 500 e 600 pixels de largura e o formato seja o PNG ou JPEG. Estes dois padrões geram arquivos relativamente pequenos e imagens de ótima qualidade. Para alterar a largura e o formato do arquivo, uma alternativa prática é utilizar o software Photoscape
Importar arquivos de imagens muito grandes exige recursos de processamento do computador além do necessário, o que pode comprometer a estabilidade do arquivo texto.
Conheça algumas características dos padrões de arquivos de imagem mais populares:
BMP (Bitmap): É o formato proprietário da Microsoft. Suporta milhões de cores. Contudo, gera arquivos muito grandes em comparação aos demais padrões. 
GIF (Graphics Interchange Format): É um padrão antigo (criado em 1987) limitado a 256 cores. Aplicado normalmente para imagens pequenas e que não demandam detalhes. Atualmente ainda é popular na Web, pois permite a criação de animações curtas.
JPEG (Joint Pictures Expert Group): É um padrão de arquivo de imagem que permite obter grande fidelidade de resolução e cores (16,8 milhões) com uma redução significativa de tamanho (taxa de compactação).
PNG (Portable Network Graphics): Assim como o padrão JPG, permite obter imagens de alta qualidade (16,8 milhões de cores) embora não tenha a mesma capacidade de compressão. Sua vantagem em relação ao JPG é atribuir transparência ao fundo da imagem.
TIFF (Tagged Image File Format): padrão muito popular para imagens de documentos (em preto e branco) pois permite agrupar múltiplas páginas em um único arquivo. Também comporta milhões de cores, contudo, gera arquivos muito grandes.
Para saber mais sobre padrões de arquivos de imagens consulte estes link:
- Escolher o Melhor Formato Gráfico Para o Trabalho
- Padrões Gráficos
- Formatos de imagens: JPEG, GIF, PNG e outros
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

10 de outubro de 2013

0 comentários: