Traje adequado para a apresentação perante banca

Creio que a comunicação não é privilégio das palavras. Ela também acontece por meio da entonação e do ritmo da voz, dos gestos, do olhar e da postura corporal. Neste sentido, é evidente que o traje representa um elemento da comunicação que não pode ser desprezado.
Adequação é um aspecto do Trabalho de Conclusão de Curso que caminha do texto à expressão corporal. Adequado não é simplesmente o que convém. Significa algo alinhado, em harmonia com um determinado contexto.
Nestes tempos marcados pelo signo da Inovação, muitos procuram fazer diferente. Ocorre que, para inovar, seja durante a pesquisa ou na sua apresentação, é preciso construir um horizonte de sentido. Não se inova simplesmente por “inovar”.
Sabe-se que o Trabalho de Conclusão precisa evidenciar argumentos consistentes em relação à estrutura e fundamentação. A comunicação verbal, em sintonia com o texto e o perfil do orador, precisa ser clara, segura e objetiva. No corpo, vestes confortáveis que expressem discrição e elegância, sem exageros. Trajes despojados ao extremo comprometem. Elimine tudo que provoque mais atenção do que a mensagem. A ideia é somar (e não sobrepor) ao conjunto da obra. Para mais informações sobre a apresentação perante banca, recomendo a consulta deste link: http://goo.gl/GmXAtH
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
Imagem:  www.pixabay.com

3 de julho de 2016

0 comentários: