As vozes presentes no texto acadêmico e a explicitação da autoria

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Pedagogia em Ação
ISSN 2175-7003 
(Consulte Qualis aqui)
Título:
As vozes presentes no texto acadêmico e a explicitação da autoria
Autoras:
Sérgio de Freitas Oliveira (Lattes)
Resumo: 
"Neste artigo, me proponho analisar a forma como o autor se manifesta nos textos acadêmicos e científicos. Para isso, serão observadas as vozes presentes em artigos científicos e em trabalhos de conclusão de curso de graduação. A análise terá como pano de fundo o referencial teórico que discute as práticas discursivas no texto científico. Serão analisadas construções que expressam o posicionamento do autor em seus textos, para comparar as implicações decorrentes do processo de pessoalização. Serão objeto de discussão as noções de objetividade, subjetividade, neutralidade, imparcialidade, explicitação de autoria e propriedade. As construções analisadas foram retiradas de três artigos científicos de professores pós-graduados e de cinco trabalhos de conclusão de curso de graduandos em Pedagogia. Os resultados apontam uma transgressão ao que propõem os autores de manuais de metodologia científica, que, no entanto, agrega valor ao produto final."
Palavras-chave: 
Texto acadêmico. Prática discursiva. Pessoalização. Autoria.
Referência:
OLIVEIRA, Sérgio de Freitas. As vozes presentes no texto acadêmico e a explicitação da autoria. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 1-21, 2014. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/9182>. Acesso em: 18 dez. 2015.

18 de dezembro de 2015

0 comentários: