Título:
Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade
Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade
Autores:
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni
Resumo:
"O presente ensaio busca fornecer um amplo espectro de possibilidades para uma real aproximação entre arte e ciência baseada em propostas concretas realizadas mediante workshops, international meetings on art-science (que se constitui na versão internacional dos workshops de arte-ciência), criação de disciplinas para um curso de Licenciatura em Arte Visual e Mostras de Arte-Ciência. O trabalho originou-se de uma análise de uma parceria profícua nascida no Renascimento entre o físico Galileo Galilei (1564-1642) e o pintor Lodovico Cardi da Cigoli (1559-1613), que aboliram as fronteiras entre arte e ciência, criando grupos de ensino, pesquisa e extensão na esteira de suas realizações práticas. Discute-se ainda a questão da inter, multi e transdisciplinaridade na formação de uma nova visão de mundo que alicerce nossas propostas de educação em todos os níveis, assim como para resgatar a essência da formação no ensino superior: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que conheceu no Renascimento, e na relação Cigoli-Galilei, um momento ímpar e que não se repetiu de forma profícua, duradoura nos sistemas escolares pós Descartes, Newton e Comte."
"O presente ensaio busca fornecer um amplo espectro de possibilidades para uma real aproximação entre arte e ciência baseada em propostas concretas realizadas mediante workshops, international meetings on art-science (que se constitui na versão internacional dos workshops de arte-ciência), criação de disciplinas para um curso de Licenciatura em Arte Visual e Mostras de Arte-Ciência. O trabalho originou-se de uma análise de uma parceria profícua nascida no Renascimento entre o físico Galileo Galilei (1564-1642) e o pintor Lodovico Cardi da Cigoli (1559-1613), que aboliram as fronteiras entre arte e ciência, criando grupos de ensino, pesquisa e extensão na esteira de suas realizações práticas. Discute-se ainda a questão da inter, multi e transdisciplinaridade na formação de uma nova visão de mundo que alicerce nossas propostas de educação em todos os níveis, assim como para resgatar a essência da formação no ensino superior: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que conheceu no Renascimento, e na relação Cigoli-Galilei, um momento ímpar e que não se repetiu de forma profícua, duradoura nos sistemas escolares pós Descartes, Newton e Comte."
Palavras-chave:
Arte-Ciência. Ensino de Arte. Interdisciplinaridade.
Arte-Ciência. Ensino de Arte. Interdisciplinaridade.
Link para o texto completo:
Referência:
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciencia, Venezuela: Asociación Interciencia, v. 40, n. 6, p. 423-432, jun. 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33938675010>. Acesso em: 13 out. 2015.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Interciencia, Venezuela: Asociación Interciencia, v. 40, n. 6, p. 423-432, jun. 2015. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33938675010>. Acesso em: 13 out. 2015.
0 comentários:
Postar um comentário