Infográficos: uma maneira complementar e lúdica de ensinar metodologia científica para designers

Tipo:
Artigo apresentado em congresso

Título:
Infográficos: uma maneira complementar e lúdica de ensinar metodologia científica para designers

Autora:
Glenda Gomes Cabral (Lattes)
João Paulo Soares da Silva

Resumo:
"O tema metodologia científica ainda assusta ou desagrada a muita gente, mesmo aqueles que mais necessitam, os acadêmicos. Isto porque sua natureza é sistemática e, quase totalmente, filosófica. Portanto, ensinar assuntos oriundos da metodologia científica na graduação, independente do curso, tornou-se um desafio para professores e alunos. No caso dos primeiros, como manter a atenção e interesse de estudantes nas e pelas aulas? No caso do alunos, como e onde empregar metodologia científica nas suas pesquisas? Tomando este desafio como proposta de trabalho na graduação de design, optou-se pela inserção criativa de infográficos que, não apenas complementam a informação, mas a transmitem de modo mais claro e objetivo aos estudantes. Como metodologia de pesquisa, escolheu-se o método de abordagem empírico, utilizando o curso de design da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste – UFPE, CAA para verificar o uso da infografia nas aulas expositivas sobre o tema metodologia científica por meio de infográficos correlatos ao tema. Os resultados apontam uma melhora na percepções e estímulos dos alunos pela pesquisa científica, além da compreensão entre o elo 'tema: design vs metodologia'. Assim, mostrou-se satisfatório e com um avanço perceptível no interesse e qualidade dos trabalhos acadêmicos por estes apresentados."

Palavras chave:
Infográficos. Metodologia científica. Design da informação.

Link para o texto completo:
http://pdf.blucher.com.br/designproceedings/cidi//CIDI-40.pdf

Referência:
CABRAL, Glenda Gomes; SILVA, João Paulo Soares da. Infográficos: uma maneira complementar e lúdica de ensinar metodologia científica para designers. In: COUTINHO, Solange G. e outros (Orgs.). Proceedings of the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th CONGIC [= Blucher Design Proceedings, num.2, vol.1]. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI-40>. Acesso em: 17 jul. 2015.

18 de julho de 2015

0 comentários: