Título:
Criatividade, comunicação e produção do saber
Criatividade, comunicação e produção do saber
Autor:
SALES, Arnaud (Universidade de Montreal - Canadá)
SALES, Arnaud (Universidade de Montreal - Canadá)
Resumo:
"A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apoiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado."
"A produção do conhecimento é um dos elementos fundamentais da dinâmica das sociedades contemporâneas que se apoiam sobre o saber científico e profissional em níveis desiguais até agora. Este texto visa apreender, de um ponto de vista sociológico, diversas facetas da relação entre criatividade, comunicação e produção do conhecimento a partir das seguintes questões: Como situar o papel da comunicação da elaboração de descobertas ou nos avanços intelectuais? Quais são os papéis do indivíduo e das redes nesses avanços? Quais são, enfim, os traços especialmente comunicacionais das instituições mais criativas? O texto está apoiado nos trabalhos de Philippe Bretton (comunicação e estatuto do conhecimento), Randal Collins (criatividade das redes), Rogers Hollingsworth (complexidade cognitiva, diversidade instutucional, qualidade dos ambientes de pesquisa em termos de trocas e de debates científicos). Estas questões não compõe um debate estritamente acadêmico. Elas concernem também diretamente as praticas dos ambientes de pesquisa, dos professores-pesquisadores e dos estudantes de mestrado e de doutorado."
Palavras-chave:
Criatividade. Produção saber. Comunicação.
Criatividade. Produção saber. Comunicação.
Link para o texto completo:
http://www.scielo.br/pdf/soc/n19/a03n19.pdf
http://www.scielo.br/pdf/soc/n19/a03n19.pdf
Referência:
SALES, Arnaud. Criatividade, comunicação e produção do saber. Sociologias, n. 19, p. 22-39, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666>. Acesso em: 12 mar. 2015.
SALES, Arnaud. Criatividade, comunicação e produção do saber. Sociologias, n. 19, p. 22-39, 2008. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/sociologias/article/view/5666>. Acesso em: 12 mar. 2015.
0 comentários:
Postar um comentário