[Artigo] Teorias científicas ou ciência mítica? Reflexões sobre a ética na ciência a partir da filosofia de Feyerabend

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Revista Redbioética/UNESCO
ISSN 2077-9445
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Teorias científicas ou ciência mítica? Reflexões sobre a ética na ciência a partir da filosofia de Feyerabend.
Autores:
CRUZ, Márcio Rojas da Cruz (Lattes)
CORNELLI, Gabriele (Lattes)
Resumo: 
"Com os avanços na fronteira do conhecimento em áreas como a biotecnologia e a nanotecnologia, a perspectiva da humanidade indica um grau de controle do fenômeno vida inimaginável há algumas décadas. Infelizmente não nos faltam exemplos históricos de aplicação do 'poder' tecnocientífico sem a devida reflexão prévia a respeito do 'dever' da aplicação. Negligencia-se a preocupação com o 'deve-se' e parte-se do 'pode-se' para a realização de experimentos que jamais deveriam ter sido autorizados. A hodierna imagem mitificada do empreendimento científico gera uma situação de aceitabilidade do “autoritarismo científico”, caracterizado pelo pressuposto de que o conhecimento científico é não só condição necessária, mas igualmente suficiente para se justificar e legitimar decisões políticas. Contribuem para a mitificação do empreendimento científico e, por conseguinte, para o autoritarismo científico as concepções de inocuidade do conhecimento, neutralidade científica e convergência na racionalidade epistêmica. Este estudo propõe-se a revisar a literatura que trata da filosofia da ciência de Paul Feyerabend, destacar aspectos que tratam dos pressupostos fundamentais da ciência e da tecnologia e transpor a contribuição epistemológica para a reflexão em bioética. A linguagem científica proporcionou, desde sua articulação moderna, extraordinários avanços na compreensão e na manipulação da realidade. Não obstante, não possui intrinsecamente nenhuma justificativa ou autoridade especial para decidir, no interior das tradições que compõem uma sociedade democrática, unilateralmente seu papel e suas prioridades."
Palavras-chave:
Paul Feyerabend. Ciência. Bioética. convergência na racionalidade epistêmica. Neutralidade da ciência. Ética aplicada. Epistemologia.
Referência:
CRUZ, Márcio Rojas da Cruz; CORNELLI, Gabriele. Teorias científicas ou ciência mítica? Reflexões sobre a ética na ciência a partir da filosofia de Feyerabend. Revista Redbioética/UNESCO, v. 1, n. 2, p. 85-98, 2010. Disponível em: <http://www.unesco.org.uy/shs/fileadmin/shs/redbioetica/revista_2/Rojas-Cornelli.pdf>. Acesso em: 3 fev. 2015.

4 de fevereiro de 2015

0 comentários: